Separamos uma seleção de looks apresentados na última edição do São Paulo Fashion Week (SPFW N55) para exemplificar o que mais apareceu no evento e virou tendência.
Spoilers: looks fechados e volumes são duas características fortes do momento.
Looks fechados
Golas mais altas, ausência de decotes, ou eles aparecendo apenas em transparências, são características bem presentes nas apresentações de moda de designers brasileiros, durante a edição N55 do SPFW.
Apartamento 03: Luiz Claudio Silva, diretor criativo e estilista da Apartamento 03, apresentou uma coleção que resgata aspectos da arte brasileira entre vestidos longos, conjuntos e peças de alfaiataria com flores, penas, bordados e brilhos. As obras de natureza-morta de Estevão Silva, primeiro pintor negro de destaque do século XIX, foi o ponto de partida da coleção. Nos pés, collab com a Pura, de Lívia Paranaguá, como complemento ao look (próxima imagem).
Forca Studio: com sobreposições contrastantes, a marca de Vivi Rivaben e Silvio de Marchi apresentou 50 looks em couro, látex, resina, tapeçaria, gaze, linho e borracha. Brutalista e sólida.DendezeiroMartins: A coleção Blooming, de Tom Martins, apresentou 12 looks baseados em conceitos de responsabilidade ambiental, com quatro coproduções com a biodesigner espanhola Paula Ulargui.
Volumes
Tecido sobre tecido, mas também materiais que dão mais corpo, textura e volume apareceram em inúmeras produções apresentadas.
Fernanda YamamotoMarina BituWeider Silveiro: a apresentação resgatou técnicas manuais, aprendidas na infância, como fuxico e tapeçaria em malha.