O que fazer com aquela vontade de comer um bom pão quentinho? Se você tem farinha, água e sal, faça um belo e rápido pão de frigideira.
Ingredientes
- 2 1/4 xícaras de chá de farinha de trigo
- 3/4 de xícara de chá de água mineral ou filtrada
- 1 colher de chá de sal
- óleo ou azeite a gosto
- se gostar de um sabor extra, pode colocar um pouco de gergelim, semente de girassol ou alecrim na massa
Modo de preparo
Pegue uma tigela grande (para evitar sujar a cozinha) e misture a farinha de trigo e o sal. Faça um buraco no meio da mistura e coloque água aos poucos. Ela deve esta em temperatura ambiente. Mexa com uma colher de pau. Logo após, sove a massa para que ela fique macia e nada grudenta. Isso leva cerca de 5 minutos.
Proteja uma mesa ou bancada com papel filme (ou faça nela bem higienizada) e modele a massa em bola. Deixe descansar por 1 hora, em temperatura ambiente.
Divida a massa em 8 pedaços iguais e abra cada uma com o auxílio de um rolo de macarrão. Se você não tem o rolo, pode usar uma garrafa de vidro bem higienizada.
Se você achar que a massa vai grudar na bancada, unte a área com um pouco de azeite. Não use farinha para untar, pois ela pode endurecer a massa além do necessário.
Após aberto, pincele a massa com um pouco de azeite, coloque gergelim ou ervas e enrole a massa novamente, para misturar bem tais ingredientes. Agora abra novamente a massa. Ela vai ficar meio irregular e isso não tem problema. Todo o restante da massa você deixa sobre um pano úmido bem limpinho, para não ressecar a mistura.
Pão de frigideira – para dias sem padaria
Agora é hora de pegar uma frigideira antiaderente média e colocá-la em fogo médio. Quando ela estiver quente, coloque um pouco de azeite ou óleo e a massa. Deixe o pão por 2 minutos de um lado. Vire e deixe por mais 2 minutos. É normal perceber o surgimento de bolhas.
Se não quiser fazer todos os pães de uma só vez, prepare apenas o número de discos que vai consumir e congele o restante da massa pronta, já em bolinhas.
Na hora do preparo dos congelados, mantenha a mistura em temperatura ambiente por uma hora e meia, antes de abrir e “fritar”.
Bom apetite!
Leia mais:
Delivery: restaurantes de São Paulo estão intensificando o serviço