Podcast Paulatinamente: mudança de ciclos

No último episódio do Paulatinamente eu falei sobre o poder da música para melhorar o bem-estar

Já hoje é dia de abordar o início de novos ciclos. E eu não estou falando de manias ou rituais. A ideia é entender o que especialistas da saúde sugerem como boas formas de recomeçar. Você gosta ou detesta tais fases?

podcast sobre saúde mental mudanças de ciclos

Tem quem adore uma data comemorativa. Já outros não são lá muito fãs. Por que? Bom, colocar no calendário um marco é sinônimo de mudanças e análises. Por exemplo, durante o aniversário ou Ano Novo muitas pessoas refletem sobre os 365 dias anteriores – o que fez de bom, o que conquistou e onde se frustrou – ou o que e quem perdeu. Então é o medo de dar de cara com sensações não muito positivas que assusta! 

Segundo a especialista Elaine Di Sarno, psicóloga com especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Hospital das Clínicas, existem algumas dicas até que óbvias, mas esquecidas na correria do dia a dia, que te ajudam a começar ciclos com muita energia e deixando de lado aquela carga pesada das perdas e tristezas.

Podcast Paulatinamente: mudança de ciclos

O primeiro passo para entrar em um novo momento com o pé direito é mudar seu comportamento e sua visão perante a vida. 

Intensa e até um pouco confusa a afirmação, hein? Mas calma que não é tão complicado quanto parece.

Objetivos

Para renovar ciclos, comece primeiro a identificar seus objetivos: 

Liste suas prioridades, aquilo que realmente importa para você. E não apenas a coisas materiais, mas valores que você pretende seguir e que poderão refletir positivamente ou negativamente em sua vida, dependendo de suas escolhas.

Plano B

Mais um passo interessante é ter um plano B. Se você sente incômodo sobre algum cenário que ainda nem aconteceu, imagine isso ocorrendo e o que você faria para mudar. A vida tem imprevistos o tempo todo. Talvez um momento de crise, ou mesmo de mudança – que é sofrida por aqueles que não querem sair da zona de conforto – é terreno para novas oportunidades ou para desengavetar um projeto que ficou timidamente em sua cabeça.

Dar tchau!

Você já pensou que abandonar velhos hábitos e valores também é libertador? É o que indica a psicóloga Elaine Di Sarno em nosso podcast. Você pode ouvir o que a especialista disse ao clicar play na caixa de áudio deste post.

Tempos de mudanças de ciclos, que para muitos é tempo de reflexão, também é um ótimo ponto para se movimentar. É só lembrar de algo que ocorreu no seu passado e que na hora pareceu uma mudança catastrófica e depois virou algo recheado de ensinamentos e boas experiências.

Plano realista

Por fim, ao invés de se preocupar com o que pode dar errado, seja otimista e positivo, sem deixar de ser realista. Se você tem o sonho de ser o maior pianista de todos os tempos e nunca tocou piano, comece com o objetivo plausível de aprender a tocar o instrumento.

Ah, e sempre seja seu porto seguro. O bom e o ruim são transitórios, por mais que na hora do caos a gente não enxergue isso. Use a mudança de ciclos então para cravar em sua linha do tempo um ponto para recomeçar ou refinar suas conquistas!

O Paulatinamente de hoje vai ficando por aqui, mas não perca o próximo episódio, pois nele abordaremos como a atividade física pode te ajudar a ficar com a mente em equilíbrio. Até já!

Ouça mais:

Podcast Paulatinamente: como cultivar plantas para filtrar o ar da casa?

Podcast Paultinamente: como controlar a ansiedade através da alimentação?

Leia também

spot_imgspot_img