O que comer para manter o equilíbrio da mente?

Em seletos sábados ao longo do ano ocorre na rede de hotéis Pullman uma manhã repleta de bem-estar.

Batizado como Morning Wellness, o evento une em algumas horas quatro experiências: uma revigorante aula de yoga; minutos de meditação e relaxamento; um brunch exaltando pilares da gastronomia funcional e um workshop de como preparar algum petisco saudável, para fazer em casa.

O JornaldamodA esteve presente na última edição e bateu um papo com o chef Jean-Cristophe Burlaud sobre a comida ser a condução para uma vida mais equilibrada.

JornaldamodA: De onde veio a inspiração para criar um menu funcional dentro de um hotel como o Pullman Ibirapuera, que é bem focado no cliente executivo?

Jean-Cristophe Burlaud: A proposta do Wellness Banquet Menu nasceu em 2018, pois estávamos vendo que as solicitações de aula de yoga, personal trainer e outras atividades de bem-estar cresciam. Com o público mudando, tentamos criar uma oferta de banquete que respondesse a essa nova expectativa.

JDM: E quais são as bases para tal alimentação mais saudável?

Jean-Cristophe: Os três pilares são energia, criatividade e concentração. Todo mundo precisa de energia, ainda mais nessa correria toda de São Paulo. A criatividade e  a concentração também são duas características importantes dentro da pressão que vivemos. Nisso, saímos um pouco da estampa da comida light, sem açúcar ou em pouca quantidade para aquele menu que terá benefícios enquanto dá o prazer do alimento.

JDM: Já que estamos falando do alimento como aliado do bem-estar, você indica alguns que são interessantes para momentos de ansiedade (o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde)?

Jean-Cristophe: Alimentos de concentração seriam interessantes nesse sentido, pois trazem o foco que tanto precisamos; aquela paz. Então um quibe de carne ou ricota, receitas com espinafre ou folhas PANC (plantas alimentícias não convencionais) e outros pratos rico em ferro seriam os mais indicados.

No menu Energia, pratos com nutrientes termogênicos são usados para facilitar a obtenção de ‘combustível’ para um dia de trabalho. Eles suprem as necessidades diárias para quem faz atividades contínuas e cansativas. Entre os ingredientes, destaque para a beterraba – em shots ou wraps, ou aqueles ricos em ômega 3.

menu para dar energia

No menu Concentração, pratos ricos em ferro e outros minerais que ajudam o sistema nervoso a se concentrar e tomar decisões assertivas. Como destaque, encontramos o espinafre.

menu para dar concentração

Já no menu Criatividade, os pratos são ricos em carboidratos, gorduras e lácteos.

Confira uma lista de outros alimentos que ajudam a manter a saúde mental:

  • Frutas vermelhas
  • Cacau
  • Cúrcuma
  • Nozes
  • Maca
  • Broto de feijão
  • Semente de abóbora

Fotos: Paula Roschel.

Leia também

spot_imgspot_img