Motivos para Toronto estar na lista de viagem

Pensei algumas vezes no Canadá como destino de viagem ao longo dos meus 35 anos. Só que o país sempre ficava em segundo plano frente aos locais que colocava na minha lista de desejos; como cidades da Europa, Oceania ou Ásia. O maior motivo? O medo do frio rigoroso!

Motivos para Toronto estar na lista de viagem

Depois de muitos check-in e check-out, chegou a hora de conhecer Toronto. Fui convidada pelo departamento de turismo local e pela Air Canada para cobrir a primeira Bienal de Arte da capital da província de Ontário.

Pensando bem, talvez essa maturação antes de ir para lá tenha sido a melhor coisa para que meu “date” com esse país da América do Norte fosse perfeito!

– Diversidade

O primeiro grande motivo para visitar Toronto é a diversidade. Em tempos sombrios, de intolerância crescente ao redor do globo, a cena LGBTQ+ por lá é pulsante! Conversei com a drag queen Miss Moço, cujo o nome veio da herança portuguesa de seu pai, e ela confirmou que lá é um destino que respeita muito as diferenças. Aliás, ela faz um evento bem interessante na cidade. Chamado de Drag Brunch, o encontro é repleto de pratos da culinária internacional e o show dela com alguma drag convidada, fazendo um ótimo Lip Sync. Ele acontece no histórico e cool hotel Gladstone, em West Queen West.

Conversei também com muito moradores sobre comunidades internacionais. Por ser um destino que incentiva a imigração, você percebe que grupos portugueses, chineses, indianos e de tantas outras partes do mundo são inseridos como iguais. O cenário é bem diferente do sentimento de ser estrangeiro nos Estados Unidos ou na Europa, cercado de preconceito – para dizer o mínimo.

Motivos para Toronto estar na lista de viagem - Drag Brunch, no Gladstone Hotel
Drag Brunch no Gladstone Hotel, em West Queen West. Foto: JornaldamodA Conteúdo.

Outro ponto alto é que eu, como mulher, me senti muito segura andando pelas ruas, a qualquer hora. Não fui importunada por homens com cantadas chatas, como aconteceu em quase todos os outros destinos que já visitei (tirando a Nova Zelândia, que é similar).

– Cannabis

Para quem está ligado no movimento de bem-estar e saúde envolvendo suplementos e medicamentos com Cannabis, Toronto é um ponto para absorver conhecimento e destruir mitos. Se você quer experimentar o canabidiol, óleo que está em foco na ciência por apresentar resultados interessantes na melhora de quadros de epilepsia, depressão, alzheimer e ansiedade, vá até a loja Nova Cannabis ou na The Hunny Pot. Ali eles só pedem um documento na entrada, que comprove que você é maior de 18 anos. A Nova Cannabis, por exemplo, parece uma loja de equipamentos eletrônicos, ou um café bem chique, com uma decor minimalista. Os atendentes, muito educados, explicam porcentagem de CBD, de THC e dão dicas de consumo. A maconha foi legalizada no país em outubro de 2018.

Head shops e coffee shops em Toronto – um mercado em crescimento. Foto: JornaldamodA Conteúdo.

– Pontos turísticos

Toronto também é incrível quando o assunto é ponto turístico de reconhecimento mundial. Subir a CN Tower parece uma atividade sem grandes emoções, mas a vista é tão incrível que mudei a minha opinião sobre o passeio.

Motivos para Toronto estar na lista de viagem
CN Tower, no centro de Toronto. Foto: Jornaldamoda Conteúdo.

Em um day tour pelos arredores você também consegue conhecer as incríveis Cataratas do Niágara. A saída acontece por volta das 8h00 e o retorno até umas 19h00.

Além de observar a imensidão de águas, você ainda pode dar uma volta pelas vinícolas locais para provar um tipo de vinho bem doce, feito com uvas colhidas ainda congeladas (ice wine) e tomar um chocolate quente na linda e pacata cidade Niagara-on-the-Lake. 

A operadora que escolhi para fazer esse day tour foi a TruExperiences Tours (o site é www.tetours.com).

Os grupos deles são pequenos, o guia atencioso e bem informado sobre a história da onde percorremos. Incluso no pacote, além das paradas em Niágara e o ticket para o barco que vai bem perto das águas, o passeio por Niagara-on-the-Lake e a parada na menor igreja do mundo, você ainda aprecia um almoço com uma vista surreal! A van te encontra e te deixa em seu hotel, o que é outra vantagem. Recomendo!

Motivos para Toronto estar na lista de viagem - Cataratas do Niágara
Cataratas do Niágara. Foto: JornaldamodA Conteúdo.

– Arte

As galerias e museus da cidade são ótimos! A The Power Plant, o Small Arms Spections e o Museum of Contemporary Art Toronto são pontos com obras incríveis de arte contemporânea. Nestes locais você também pode encontrar mostras periódicas que exaltam a arte dos nativos locais, indígenas. O meu favorito, entretanto, foi a Art Gallery of Ontario (AGO).

Motivos para Toronto estar na lista de viagem - AGO
Motivos para Toronto estar na lista de viagem: o belo prédio do AGO, no centro de Toronto. Foto: JornaldamodA Conteúdo.

O prédio é simplesmente deslumbrante! Com muita madeira e vidro, o ambiente te abraça. Muito bem organizado, tem uma coleção permanente belíssima, com destaque para a instalação Yayoi Kusama: Infinity Mirrors. Outro lugar interessante para visitar, se você gosta de arte, é o restaurante Sofia, no sofisticado bairro de Yorkville. Em suas instalações você encontra obras de Warhol, Banksy e Basquiat. É bem fine dining, ou seja, com preços mais elevados. Uma experiência sofisticada.

Yayoi Kusama Infinity Mirror Room AGO Toronto
Yayoi Kusama Infinity Mirror Room AGO Toronto. Foto: JornaldamodA Conteúdo.

– Nas ruas

Para quem gosta de andar, Toronto é uma delícia! A cidade é plana, com ótimas calçadas e muito para se ver nas caminhadas. Focando em street art, se jogue por Little Portugal e seu museu a céu aberto Dundas West. Outro ótimo local para dar umas voltas é o mercado gastronômico Kensington. Ele não é uma estrutura fechada, mas ruas cheias de lojas e restaurantes. Condensando o espírito de Toronto, você consegue encontrar comidas típicas de todas as partes do mundo ali – inclusive brasileira.

Street Art em Toronto
A arte de rua é um grande acontecimento em Toronto. Dundas West. Foto: JornaldamodA Conteúdo.

Para me manter conectada o tempo todo – e sem limite de dados – eu usei o chip da EasySim4u. Ele funcionou muito bem até mesmo na divisa com os Estados Unidos e nas estradas nos arredores de Toronto. 

Leia mais:

Como conseguir os melhores preços em passagens aéreas?

Para copiar: lista essencial para organizar uma boa mala de viagem

Leia também

spot_imgspot_img