Cabelos envelhecidos: como tratar?

Você já deve estar a par de que o cabelo envelhece; mas que isso não tem relação com a nossa idade talvez você não saiba.

Quais fatores podem impactar no aspecto do cabelo envelhecido?

A nossa qualidade de vida em geral, como a hidratação e a alimentação, a rotina de cuidados diários com as mechas e os processos químicos efetuados, além dos fatores genéticos.

Cabelos envelhecidos: como cuidar com segredos de salão?
Cabelos envelhecidos: como tratar?

A hairstylist Lucy Cossenzo, especialista em Terapia Capilar que atua no ROM. Concept, em São Paulo, e colunista do JornaldamodA explica quais são as principais características de um cabelo envelhecido:

  • fios porosos;
  • cabelos sem brilho;
  • perda de cor mais acelerada;
  • afinamento das mechas;
  • fios mais rebeldes;
  • perda de melanina / perda de cor ( surgimento de brancos);
  • muito frizz;
  • cabelos ressecados.

E como tratar esse cabelo especial?

Hidratação, Hidratação e mais Hidratação
Lucy garante: “Os cabelos de aspecto envelhecido e brancos precisam de muita hidratação para repor a emoliência que eles perderam. Existem diferentes tipos de hidratação, mas o ideal é mesclar os tipos de tratamento entre passos para hidratar, umectar e reconstruir (o famoso cronograma capilar).

Terapia capilar
A hidratação tem foco no comprimento dos fios. Já a terapia capilar visa o cuidado direto no couro cabeludo, para melhorar a saúde do fio desde o seu nascimento. ”A terapia capilar proporciona tratamento de dentro pra fora, por isso que a qualidade dos fios que nascem é diferente,” diz Lucy.

Cosméticos sem corantes, parabenos, petrolatos, fragrâncias artificiais, sulfatos e com ativos como o gerânio e a melaleuca (tea-tree) são muito populares dentro do segmento de terapia capilar. 

Alinhamento de fios
Como os fios envelhecidos ficam muito rebeldes, cheios de frizz e com volume, o ‘alinhamento de fios orgânico’ (procedimento feito em salão) é uma boa opção para facilitar o cuidado no dia a dia, pois os ingredientes naturais são menos agressivos na hora do protocolo. “Não é qualquer alisamento que um cabelo com muitos fios brancos pode fazer. Além de selar o fio, impossibilitando que ele seja hidratado, tais ativos podem amarelar as mechas. Por isso, damos preferência para tratamentos orgânicos, com menor impacto químico possível,” afirma a especialista.

Com esses cuidados, os fios envelhecidos ganham um aspecto saudável e jovem – de novo!

 

Sobre a colunista:

Lucy Cossenzo: terapeuta capilar e hairstylist de São Paulo. Atende no ROM. Concept, salão conceito de Romeu Felipe. @lucossenzo

 

Agradecimento: Dayane Aquino.
Foto: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img