O arroz está presente na rotina de beleza há muitos séculos, principalmente no Oriente.
Na China e no Japão, por exemplo, ele era usado para dar força aos cabelos e deixar a pele mais homogênea, através da aplicação de seu pó no rosto e colo.
Talvez você também já tenha ouvido sua avó ou alguma tia falar sobre os benefícios clareadores de lavar o rosto com água de arroz, ou então de receitas caseiras de esfoliante com o grão. Só que hoje investiremos mais em bem-estar do que estética quando o assunto é o cereal bom no prato e no spa.
A misturinha do dia funciona tanto para um banho completo de imersão, quanto para um gostoso escalda-pés (para os que não têm jacuzzi em casa).
Banho iluminador e calmante com arroz e chá
Ingredientes
- Um copo de arroz orgânico;
- Uma colher de sopa do chá de sua preferência, que não seja mentolado. Indicamos jasmim e camomila;
- Uma fralda de algodão bem limpa, dessas que usamos também para filtrar leite de vegetais.
Como fazer?
Pegue um tecido fino e limpo (pode ser uma fralda de algodão) e coloque o arroz e o chá. Amarre a ponta, como uma trouxinha, e reserve.
Encha a banheira ou a bacia com água quente e coloque a bolsinha de grãos e ervas dentro. Aguarde alguns minutos e então misture a água com o auxílio da trouxinha. Entre – ou coloque os pés – e aproveite um banho gostoso por 15 minutos.
Se sua pressão é normal, mas tende a baixar; deixe ao lado da banheira uma toalha umedecida com água em temperatura ambiente. Coloque o tecido molhado na testa a cada 5 minutos, para refrescar. Caso a pressão seja realmente baixa, converse com o médico antes de fazer banhos quentes de imersão.
Propriedades
Tal banho tem propriedade anti-inflamatória e calmante.
Recomendações especiais: escalda-pés
Se você sofre com varizes, tome cuidado com o escalda-pés: “Feito com o intuito de promover o relaxamento das pernas através do calor, o escalda-pés tem, na verdade, o efeito contrário em pessoas com varizes. Apesar de realmente conferir um alívio momentâneo, a técnica provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, levando a um efeito rebote onde as pernas incham ainda mais após algum tempo”, ressalta a médica Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology e do American College of Lifestyle Medicine.
Leia mais:
Bem-estar: gestantes podem investir em massagem