A pobreza da higiene íntima feminina: um problema global

Parece muito óbvio que mulheres necessitem ter acesso fácil a produtos que garantam sua higiene íntima, mas, infelizmente, a realidade está bem longe do ideal. A pobreza menstrual é uma questão global que atinge mais de 500 milhões de mulheres e meninas atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Uma em cada quatro jovens já faltou à aula por não poder comprar absorventes;
  • 213 mil meninas não tem acesso a banheiros em condições de uso em escolas;
  • 64% das meninas que faltam por estar menstruadas inventaram uma desculpa;
  • 26% dos adolescentes entre 15 e 17 anos não tem acesso as absorventes descartáveis, calcinhas absorventes ou coletores menstruais.

E como você pode ajudar? Conscientização é tudo! Use seus canais digitais, grupos de amigas e outras formas de comunicação que você tenha acesso para informar esses dados. Se possível, doe calcinhas absorventes, absorventes descartáveis ou coletores menstruais para mulheres em situação vulnerável.

A marca de produtos absorventes Pantys também sugere uma ação via Instagram:

  • Tire uma foto com uma placa ativista sobre o tema (pode ser própria ou tirada da página www.pantys.com.br/protesto);
  • Poste nos stories ou feed marcando #pantyprotest e revelando um dado sobre a pobreza menstrual, como essas que já citamos no post;
  • Pronto! Seu post gerou a doação de uma pantys (calcinha absorvente) para uma mulher em situação de pobreza menstrual.

Lembre-se que mulheres em situação vulnerável também precisam receber doações de produtos de higiene pessoal e roupa íntima. Que tal montar kits e distribuir entre quem precisa? Deixe um kit no carro e, quando encontrar alguém que precisa, doe!

Foto: Pantys.

Leia também

spot_imgspot_img