Vem saber mais sobre o poder do azeite de oliva com dicas, receitas caseiras, produtos e até um passo a passo de como usá-lo a favor da pele e dos cabelos.
Talvez você já tenha se deparado com essa dúvida: será que o azeite de oliva é mesmo bom para passar na pele e no cabelo?
A resposta é que sim.
Seu poder hidratante é imenso e seu uso pode ir muito além da cozinha, sendo um importante aliado da beleza:
- O azeite de oliva ajuda a combater o envelhecimento precoce;
- A evitar o ressecamento da pele e das mechas;
- A diminuir irritações cutâneas.
Por esses e outros motivos que ele está cada dia mais presente nas formulações de novidades da indústria de cosméticos – nacional e internacional.
Para a pele
A empresa grega Korres, por exemplo, é conhecida mundialmente como uma das mais prestigiadas no mercado internacional de cosméticos naturais. Sua extensa linha de produtos com azeite na composição faz sucesso nos mais de 30 países onde a marca está presente.
São diversas as opções de produtos com alta porcentagem de ativos vindos da natureza e livres de ingredientes químicos agressivos para a pele e para o meio ambiente.
Já aqui no Brasil, a Terroir Beauty foi pioneira ao inovar com cosméticos feitos com óleo de oliva puro, em uma linha especial para a pele. Seu mix inclui hidratantes masculinos e femininos com foco em face, colo e pescoço, para descomplicar a rotina de skincare.
Apostando num óleo repleto de vitamina A, D e E, os produtos contam com antioxidantes, ativos que ajudam a combater o envelhecimento precoce, e o oleocanthal, um composto com ação anti-inflamatória, rico em polifenóis antioxidantes e que atua no rejuvenescimento da pele.
E o azeite no cabelo?
Para conseguir os benefícios que o azeite oferece aos cabelos também há opções no mercado com esse poderoso ativo na formulação. Mas a boa notícia é que também é possível passá-lo diretamente nas mechas, como indicam os experts do Tudo Pra Cabelo, plataforma online de conteúdos sobre os fios.
Caso seja essa a ideia, eles recomendam o azeite de oliva extravirgem, que é o mais indicado para usar no cabelo, pois é a versão que mantém a maior quantidade de nutrientes para tratá-lo.
E é bom reforçar: óleos são usados, majoritariamente, nas pontas dos cabelos, para evitar desencadear problemas no couro cabeludo. Além disso, não utilize azeites e óleos sem proteção UV e térmica ao se expor ao sol ou usar ferramentas de calor, como chapinhas, secadores e modeladores de cachos. Isso pode danificar e muito os cabelos.
RECEITINHA DE BELEZA
por Jamar Tejada, farmacêutico e homeopata
Esfoliante de Rosa Branca e Azeite de Oliva
- Separe pétalas de 3 rosas brancas em um recipiente;
- Adicione 6 colheres (sopa) de farelo de aveia, 1 col. (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
- Misture bem;
- Aplique a mistura durante o banho, massageando com suavidade. Use uma vez por semana.
Confira outras receitas caseiras para hidratação.