Um estudo divulgado pela plataforma Spotify trouxe informações interessantes – e inéditas – sobre o gosto dos ouvintes quando o assunto é podcast. Mas e aí, quais são os mais populares?
Primeiro de tudo: você sabe o que é um podcast? Por mais que para muitas pessoas isso pareça óbvio, pois já estão envolvidos com o formato, para outras não. E está tudo bem!
Resumindo: o podcast é como se fosse um programa de rádio, mas que você pode ouvir na hora que desejar e por meio de plataformas na internet, como o Spotify, a Deezer, Google ou Apple Podcast, Anchor, Soundcloud, entre outros.
Além dos podcasts só “em som” também existem os videocasts: aqueles em que as pessoas aparecem conversando em uma mesa repleta de microfones e usando, tantas vezes, fones de ouvido.
Outro formato bem popular no país são os cortes de podcasts, quando pequenos pedaços de conversas (que duram até muitas horas) são divulgados para que os ouvintes tenham uma ideia do que rolou na conversa e, assim, decidir se querem curtir o conteúdo na íntegra ou não.
Uma forma bem popular de consumir podcasts no Brasil, atualmente, é como atividade secundária. Muitas pessoas colocam o podcast para rodar e vão lavar louça, malhar, arrumar a casa… Isso pode ser muito interessante se você está a fim de ficar por dentro das notícias do dia, aprender alguma nova atividade ou mesmo relaxar.
Por falar em relaxamento, podcasts de meditação guiada são um sucesso. Estamos precisando de um afago na alma em tempos tão cheios de ódio, não é mesmo?
Mas vamos então para o que o Spotify apurou sobre os gostos dos ouvintes:
– A descoberta de podcasts pela Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010, aproximadamente) cresceu mais do que o dobro do que de outras faixas etárias. Quem disse que os jovens não gostam de formatos que só envolvam som?
– Podcasts com 30 ouvintes, em média, podem ter usuários de até cinco países diferentes, de forma muito mais global;
– Ouvintes da América Latina adoram podcasts de ficção;
– 31% dos ouvintes de podcasts de artes também consomem os formatos de comédia. Só que 18% de quem consome comédia se joga nos podcasts de artes;
– Os ouvintes mais fiéis, que consomem o podcast até o final, são os de True Crime (aqueles sobre crimes reais, sabe?) e de Tecnologia;
– Os quatro primeiros meses de um podcast: esse é o período no qual eles podem crescer bastante.
E aí, quer ouvir ou criar um podcast?
O JornaldamodA já tem um para chamar de seu.
O Paulatinamente, pequenas doses diárias de bem-estar, pode ser conferido na íntegra aqui.
E temos uma boa notícia! O projeto, inicialmente bem experimental, voltará com novos episódios no final de novembro. Já anotem aí!
Ilustração: Spotify.