Com o home office, é comum que a gente esqueça de dar aquela movimentada ao longo do dia. No escritório, sempre tem uma caminhada, até a copa, para o café, ou entre uma reunião ou outra. Mas é necessário nos atentarmos ao excesso de ociosidade por horas a fio, já que isso pode aumentar o risco para a trombose. A boa notícia é que existem exercícios simples, para fazer em casa, e diminuir os riscos desse problema tão recorrente de saúde.
Segundo a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se desenvolve no interior das veias das pernas devido à circulação inadequada, impedindo, assim, a passagem do sangue. “Em casos mais raros, o coágulo pode ainda se desprender da parede da veia e correr pela circulação até chegar ao pulmão, causando uma embolia pulmonar que pode até resultar em morte. Permanecer muito tempo parado e sem movimentar as panturrilhas faz com que a velocidade do sangue dentro dos vasos diminua. Além disso, beber pouca água e alimentar-se mal são fatores que dificultam a circulação. Por isso, para evitar o quadro, é essencial caminhar dentro de casa e fazer simples exercícios a fim de minimizar o risco do problema”, diz a médica.
Exercícios para evitar a condição:
- Em pé ou sentada, comece a atividade com os pés no chão, integralmente. Em seguida, levante os calcanhares, mantendo as pontas dos pés no chão. Permaneça assim por alguns minutos.
- Em seguida, coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés. Segure a posição por alguns segundos e repita tal alongamento algumas vezes.
- Outro ótimo exercício consiste em traçar círculos com os pés por alguns segundos, mudando de direção de fora para dentro e de dentro para fora.
- Você também pode dobrar a perna, abraçando os joelhos o mais próximo possível do peito. Permaneça assim por alguns minutos, sempre trocando de perna.
- Outra medida muito simples e que estimula bastante o fluxo sanguíneo é caminhar pela casa. “Esses simples cuidados já estimulam a circulação e minimizam consideravelmente o risco de trombose”, explica Aline.
O que evitar?
- Consumo de álcool
- Consumo de remédios que estimulam o sono
- Sobrepeso
- Sedentarismo
- Calçados desconfortáveis
Grupos de risco:
- obesos
- tabagistas
- portadores de câncer
- pessoas que utilizam hormônios ou pílulas anticoncepcionais
- gestantes
- pessoas predispostas a coagulação sanguínea
- idosos
- deficientes físicos
- portadores de varizes
FONTE: Dra. Aline Lamaita, Cirurgiã vascular e angiologista, é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a médica participa, na Universidade de Harvard, de cursos de pós-graduação que ensinam ferramentas para estimular mudanças no estilo de vida nos pacientes em prol da melhora da longevidade e qualidade de vida. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.