Com a evolução rápida dos casos de covid-19 no Brasil, o uso de proteção pessoal passa de uma recomendação para uso obrigatório em alguns estados. Então onde achar as máscaras de tecido para comprar online?
De empreendedoras
Para você que quer ajudar pequenas empreendedoras, um site desenvolvido pela Rede Asta, negócio social que atua na economia de artesãs, é o caminho. São mais de 800 costureiras cadastradas neste portal que comercializa as peças a um preço médio de R$5,00.
Acesse o endereço para achar a profissional mais perto de você.
A compra é feita diretamente com as costureiras e você pode organizar a forma de envio ou retirada, além de tirar dúvidas sobre o tecido utilizado, número de camadas de material, opções de estampa e tipo de amarração.
Com mapa
Obrigatoriedade
A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5) e está alinhada com as ações do Governo do Estado de São Paulo para frear o ritmo de contaminação da COVID-19.
Qual máscara protege?
O uso de máscaras para quando você está em ambientes externos, ou com pessoas diferentes, é altamente recomendado pelo Ministério da Saúde para a prevenção da covid-19. “E com a escassez de máscaras descartáveis, a Anvisa liberou o uso de máscaras de pano reutilizáveis para quem não trabalha com saúde, não está doente e com suspeita e confirmação do coronavírus. Entretanto, sua máscara de pano deve ser de algodão ou tecidos que tenham, pelo menos, 90% de algodão em sua composição,” diz Dra. Adriana Cairo, dermatologista de São Paulo.
Como higienizá-la?
“Você deve trocar de máscara a cada 3 horas e sempre retirar e colocar com as mãos higienizadas, com álcool em gel 70%. Lave sua máscara com água e sabão e, em seguida, deixa de molho em uma solução com água sanitária. Deixe secar e guarde em um recipiente fechado até usá-la novamente. Vale lembrar que você não deve utilizar a mesma máscara de pano mais de 30 vezes. Se a costura da máscara apresentar qualquer furinho ou estiver com o elástico frouxo, você deve descartá-la imediatamente. Ah, e máscaras feita de tecido de TNT não são laváveis, elas devem ser descartadas após o primeiro uso, ok?”, completa a especialista.
Foto: Divulgação.