São Francisco Xavier é um simpático distrito de São José dos Campos rodeado pela rica Serra da Mantiqueira. Entre curvas e placas de velocidade reduzida, você chega até esse destino com pracinha charmosa, com igreja e coreto típicos de cidades do interior. Dias nessa atmosfera são presentes fracionados em 24 horas para quem vive em cidades frenéticas como São Paulo. A capital, inclusive, está três horas distante desse refúgio.
Sinta-se em casa
Nos empórios e mercadinhos da Rua XV de Novembro, que é a principal do comércio, é possível comprar queijo de cabra; mel silvestre; cachaça artesanal; entre outras iguarias que combinam muito bem com as típicas noites frias da região. Ah, e não esqueça do vinho para embalar o pôr do sol!
Após rechear o carro com iguarias, hora de partir para um caminho ainda mais sinuoso – e com vista de tirar o fôlego – até uma das pousadas da região.
A estrada é de terra pelos próximos dez quilômetros e salpicada de pedrinhas que fazem as rodas não sofrerem tanto ao percorrer o destino sinalizado por pequenas placas de madeira. Elas indicam apenas os nomes das pousadas escondidas no meio do mato.
A escolhida como abrigo de final de semana foi A Rosa e o Rei, batizada homenageando as duas cachoeiras presentes naquele espaço repleto de boas energias.
Amiga dos animais
O amor acontece logo de cara por ali! Duas cachorrinhas e uma gatinha, adotadas pelos funcionários e administradores, te recepcionam com aquele olhar gostoso que só os bichinhos têm. Aliás, o ponto alto de A Rosa e o Rei é o fato de ser genuinamente pet friendly, pois os animais que acompanham os hóspedes são recebidos com carinho até mesmo durante o café da manhã.
Quartos
Entre mais de uma dezena de chalés, você pode optar por acomodações cuja trilha sonora é o cair das águas e balançar das folhas. Eles são acessados a pé por um caminho curto desde a recepção. Os outros quartos ficam na parte mais alta do terreno, com vista para um lindo vale tomado por árvores. O lugar é muito romântico!
Para esquentar o corpo, banheiras ou ofurôs em cada acomodação. Na área comum, jacuzzi de uso coletivo, piscina descoberta, sauna e um spa com tratamentos clássicos.
E uma dica para quem curte “brincar de chef”: no chalé número 15 você ainda conta com uma cozinha bem equipada, pronta para algumas receitas quentinhas!
Informação importante para quem tem filhos: O local não recebe hóspedes menores de 15 anos e a razão é importante: por ter duas cachoeiras e trilhas, não é indicado que crianças circulem por lá, para evitar acidentes.
Across the Universe
Ao cair da noite, se o céu estiver limpo, coloque um casaco e ache um lugar confortável para sentar, abrir um vinho e apreciar o infinito. Planetas, estrelas e uma Via Láctea que esfuma magistralmente o céu estarão te esperando.
Essa pintura natural também decora o cenário de quem curte a fogueira que brilha aos sábados. Esse momento rodeando chamas que funcionam como um aquecedor também é ótimo para conhecer os demais hóspedes.
Trilhas
Para quem gosta de movimento, dá para fazer duas trilhas dentro da pousada; uma com duração média de 60 minutos e outra com 15 minutos de descida até as duas cachoeiras de águas geladas e limpas. Dá para passar um bom tempo ali pensando na vida.
Fora da hospedagem, tantas outras opções de trekking: trilha da Pedra de São Francisco (com mirante), da Pedra da Onça, Queixo D’Anta, Toca do Muriqui e travessias para Monte Verde.
Também é possível praticar esportes de aventura, como acqua ride monitorado, rapel, tirolesa, voo livre e montain bike.
Outras cachoeiras da região: do Pouso do Rochedo (com taxa de visitação), do Roncador (com taxa de visitação) e Pedro Davi (aberta ao público).
Comidinhas
Dentro da diária da Rosa e o Rei você tem um café da manhã repleto de pães, bolos, frios, sucos, um delicioso chá de capim cidreira, ovos, french toast e tapiocas. Ele vai até tarde (domingo – 11h00), então dá para ficar mais tempo na cama sem perder os quitutes que darão energia para as atividades dentro e fora da propriedade.
Para almoço e jantar, opções de pratos clássicos da culinária internacional são servidos no restaurante repleto de verde; como risotos, massas e carnes. De sobremesa, destaque para o sanduíche de goiabada cascão e requeijão de faca em crosta de castanha.
Para quem quer conhecer apenas o restaurante, ele é aberto ao público, mediante reserva.
A pousada também tem um pacote de day use. Você pode aproveitar as trilhas, cachoeiras, jacuzzis e sauna por R$150.
Na cidade, o Restaurante Villa K2, localizado no Largo São Sebastião, é uma ótima pedida para quem quer apreciar pratos que exaltam ingredientes locais e orgânicos. Eles são muito bem servidos.
E não deixe de provar o pudim de doce de leite preparado ali. Aveludado e generoso, a sobremesa desmancha na boca.
Se São Francisco Xavier vale a visita? Com certeza! Faz bem para os pulmões, a cabeça, os olhos e o coração!
LEIA MAIS: