08 de março: como você passou o Dia Internacional da Mulher?
Em 2018, ano que está só começando, vejo a “comemoração” ser muito mais perto do necessário, ou seja, sem falar tanto de presentes como flores e bombons, mas botando na mesa pautas como direitos, feminismo e proteção.
O motivo?
Temos alguns*:
- As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens – combinando trabalho remunerado, atividades domésticas e cuidado de pessoas;
- Mulheres ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens
- Ganhamos menos e estudamos mais, com 36,8% dos homens em situação escolar de atraso (dados – 2016)
- É muito mais árduo para uma mulher alcançar a posição de chefia, e isso apenas por ser mulher. Ou seja, sem contar com sua capacidade
O machismo ainda causa mortes, desigualdade salarial, uma carga negativa sobre relacionamentos e vida sexual.
E entre tantas ações legítimas para celebrar o Dia Internacional da Mulher que vi por aí, uma me encantou!
A artista brasileira Lela Brandão (@fridafeminista) foi convidada pela marca de beleza cruelty-free Simple Organic – label idealizada por uma mulher, a Patricia Lima -, para criar uma série de ilustrações autorais que são cheias de força e beleza :
“São mulheres que em sua imagem guardam a força feminina, que é tão subestimada na sociedade e ao mesmo tempo tão grande. Nem a gente sabe direito do que a gente é capaz; às vezes uso até mesmo minha própria imagem, é legal pensar nisso”, conta Lela Brandão.
E é pra lembrar: #GIRLPOWER é todo dia!
Ilustrações: Simple Organic x Lela Brandão.
* “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil” – IBGE