É sempre bom divulgar o que especialistas têm a dizer sobre nossa relação subjetiva com a beleza.
Aqui é um site que foca em moda, maquiagens, tratamentos para o corpo, gastronomia e estilo de vida em geral, mas sempre quero levantar a bandeira do respeito nas minhas pautas: pelo outro e pelo próprio corpo.
É ótimo quando ferramentas de beleza servem para nos animar e completar! Quando ela vira uma prisão, está na hora de rever o processo.
Recebi um estudo, liderado pela Dra. Joana Novaes e divulgado pela Dove, que mostra a pressão da mulher brasileira com a beleza e como achei muito valioso para as leitoras, resolvi divulgar:
66% das brasileiras concordam que é crítico manter os padrões de beleza na sociedade atual
71% se sentem pressionadas a serem perfeitas e boas em tudo o que fazem
7 em cada 10 mulheres acreditam que se atenderem a um determinado padrão de beleza podem ter mais oportunidades
91% das brasileiras sentem que há muita ênfase colocada na beleza como fonte de felicidade
8 em cada 10 mulheres admitem que não compareceram a um compromisso social por não se sentirem bem em relação a sua aparência.
82% gostariam que a mídia retratasse mulheres de diversos tipos físicos, além de idade e raça.
Pelos dados só consigo concluir que ainda existe uma cobrança muito grande da mulher ser perfeita, principalmente se o assunto for beleza. Mas nós, mulheres, não somos perfeitas e não queremos ser perfeitas.
Claro que a mídia tem uma parcela enorme de culpa, pois foram vários anos de discurso em cima de padrões inatingíveis – o que ainda existe de forma muito forte, Mas também temos que assumir que entre nós existe uma rivalidade social muito grande e que não tem o menor motivo para existir.
Aceite a sua beleza, mas também aceite a beleza da outra.
#sororidade
Paula Roschel