sexta-feira, abril 26, 2024

Um encontro com as Mulheres do Espaço

As mulheres não tinham tanto protagonismo nas missões da Agência Espacial Americana até os anos 80. Atualmente, mesmo a passos tímidos, tais figuras femininas começam a dominar posições estratégicas, o que será exaltado entre os dias 01 – 05 de março no Complexo Kennedy Space Center, na Flórida (EUA).

Na data, a astronauta Anna Fisher estará por lá como host do “Almoço com um Astronauta”, esclarecendo dúvidas e matando a curiosidade de quem ama os mistérios do Universo.

Mulheres no Espaço - conheça as mulheres que ultrapassaram os limites da estratosfera - astronautas - girl power - dia internacional da mulher
Tracy Caldwell Dyson – astronauta da NASA

Anna foi uma das seis primeiras astronautas mulheres da NASA e a primeira mãe a viajar ao espaço, além de ter se mantido na equipe de comando nos primeiros anos da construção da Estação Espacial Internacional (1996 a 2002).

Quem estiver por lá também poderá curtir outros nove nomes femininos no Hall da Fama dos Astronautas Americanos: Eileen Collins, Bonnie Dunbar, Susan J. Helms, Shannon Lucid, Ellen Ochoa, Sally K. Ride, Rhea Seddon, Kathy Sullivan e Kathy Thornton.

Quer saber mais sobre as Mulheres do Espaço? Entre no site da Women@NASA e se inspire!

Na beleza
A recente coleção da carioca Granado também exalta mulheres corajosas. Batizada de “Aventureiras”, ela vem em sete tons de esmaltes fortalecedores homenageando, entre outras, Valentina Tereshkova, primeira cosmonauta da história e primeira mulher a viajar para o espaço. tendo completado 48 voltas ao redor da Terra no período em que ficou em órbita. É, até hoje, a única mulher a ter realizado um voo solo ao espaço.

Valentina Tereshkova - primeira cosmonauta da história
Valentina Tereshkova

Conheça outras aventureiras homenageadas na coleção:

  • Annie “Londonderry” Kopchovsky foi a primeira mulher a dar a volta ao mundo de bicicleta, em 1895. Pedalou milhares de quilômetros e conquistou não só uma superação individual, mas um avanço enorme para o movimento feminista da época. Além de viajante, foi também escritora, empresária e atleta.
  • Gertrude Margaret Lowthian Bell foi uma escritora, viajante, alpinista, política, arqueóloga e espiã inglesa. Uma das alunas mais brilhantes da Universidade de Oxford, Gertrude escalou os Alpes, percorreu os desertos do Oriente Médio e ajudou desenhar os limites da Mesopotâmia, país que viria a se tornar o Iraque nos dias de hoje.
  • Amelia Mary Earhart foi a primeira mulher a efetuar um voo solo sem escalas através do oceano Atlântico, em 1932. Pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres, foi também a primeira mulher a receber a Distinguished Flying Cross; condecoração militar de reconhecimento pelo ato de “heroísmo ou conquista extraordinária enquanto participava de um voo aéreo”.
  • Elizabeth Cochran Seaman, mais conhecida sob o pseudônimo Nellie Bly, foi a primeira mulher a circunavegar a Terra. Ganhou notoriedade no meio jornalístico ao rebater, de forma irônica, a coluna What Girls are Good For, do jornal Pittsburgh Dispatch, que abordava assuntos de forma machista. A qualidade de sua escrita lhe rendeu um emprego no periódico, dando início a uma grande carreira como jornalista.
  • Isabella Lucy Bird foi uma exploradora, escritora, fotógrafa e naturalista inglesa do século 19. Viajou sozinha para o Havaí, Estados Unidos, Nova Zelândia, Japão, Índia e China e foi a primeira mulher eleita membro da Royal Geographical Society. Ao longo da vida, escreveu mais de quinze livros e foi um exemplo de independência feminina, sempre à frente dos padrões de seu tempo.
  • Junko Tabei foi uma alpinista japonesa e a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest, em 1975. Foi também a primeira mulher a ter escalado os Sete Cumes, tarefa que completou em 1992, aos 53 anos de idade. Ao longo da vida, trabalhou com organizações para a preservação das montanhas e do meio ambiente.

 

Serviço:

www.kennedyspacecenter.com

www.granado.com.br
Esmalte 10ml: R$ 23
Quarteto Aventureiras: R$ 84,50
SAC 0800 940 6730

Fotos: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img