quinta-feira, março 28, 2024

Tour pela exposição de Alexander McQueen

Quer mergulhar no precipício criativo de Alexander McQueen mas não estará em Londres até agosto de 2015?

Ou quer aquecer os motores para passar pelo Victoria and Albert Museum cheia de empolgação para ver cada peça do genial designer britânico…

Alexander-McQueen-Savage-Beauty-Victoria-and-Albert-Museum

Para ambos os casos, estivemos na apresentação para a imprensa da aclamada exposição “Alexander Mcqueen Savage Beauty” e te convidamos para passear conosco por esse mundo frágil, romântico e caótico que já passou por Nova York e teve recorde de público no Metropolitan Museum of Art.

Alexander McQueen Savage Beauty Victoria and Albert Museum

A primeira coisa que notei é que a exposição inglesa de McQueen é maior do que a original, com peças do início da carreira dele, ainda quando estudava.

Somando tudo são dez salas, sendo que a chamada “The Cabinet of Curiosites” é o coração da mostra. Ela tem pé direito duplo e reúne mais de 120 peças, entre roupas e acessórios.

Alexander McQueen Savage Beauty Victoria and Albert Museum

O que não era autorizado a gravar, principalmente para manter o impacto do “ao vivo”?

A projeção holográfica de Kate Moss se movendo como se fosse um “fantasma”. Essa ilusão fechou a apresentação de outono/inverno 2006 de McQueen, na coleção chamada de “The Widows of Culloden”.

Alexander McQueen Savage Beauty Victoria and Albert Museum

E para finalizar o nosso “sneak peek tour” está a coleção inacabada do estilista chamada de “Plato’s Atlantis” (foto acima), para a primavera/verão 2010, ano em que faleceu precocemente aos 40 anos, talvez por não conseguir se manter confortável dentro de tamanha explosão de sentimento e talento.

Sua obra foi marcada por modelagens desafiadoras, um flerte com o subversivo e caótico, além da riqueza de detalhes.

Mas ele também tinha um perfume de natureza mesclada com tecnologia e muito romantismo. Resumindo, essa exposição é uma aula de moda encontrando a arte. Vá e não se arrependa.

Fiz até um pequeno vídeo para tentar mostrar um pouco do que vi por lá em movimento. Foi do celular mesmo, sem tripé nem nada, então não reparem “a bagunça”:

Alexander McQueen Savage Beauty Victoria and Albert Museum – sneak peek from Paula Roschel on Vimeo.

Fotos: Paula Roschel.

Leia também

spot_imgspot_img