terça-feira, abril 16, 2024

Sucos funcionais: dicas e receitas

Tomar uma quantidade suficiente de líquidos não é algo para ser lembrado apenas no verão, mas se intensifica com o calor e a nossa perda natural de água através do suor.

E quando o assunto é suco, além de refrescar, eles podem ter funcionalidade, como prevenir doenças, melhorar a tonicidade da pele e auxiliar na redução da retenção hídrica.

Para nos ajudar nessa tarefa deliciosa, a nutricionista e chef de cozinha Carina Müller passa algumas receitas e a nutróloga Andreia Guarnieri explica um detalhe importante: “Esses sucos não devem substituir nenhuma refeição principal. O ideal é não passar de 250ml por dia”

 

receita-sucos-funcionais

Suco Roxo Antioxidante
Ingredientes:
1 beterraba pequena
4 morangos
2 colheres de sopa de mirtilo (blueberry)
1 copo de suco de laranja natural
Modo de preparo:
Lavar bem a beterraba, os morangos e os mirtilos. Deixar de molho em água com hipoclorito de sódio por 10 minutos. Enxaguar bem. Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar se for de sua preferência.

Suco Verde Diurético
Ingredientes:
1 copo de água de coco natural
2 folhas de couve
½ pepino sem casca e sem sementes
1 talo de salsão (aipo)
6 uvas verdes sem caroço
½ maçã
Modo de preparo:
Lavar bem todos ingredientes (couve, pepino, salsão e uvas). Deixar de molho em água com hipoclorito de sódio por 10 minutos. Enxaguar bem. Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar se for de sua preferencia.

Suco Vermelho Aromático
Ingredientes:
¼ de melancia
1 colher de café de canela em pó
1 colher de sopa de gengibre descascado
6 folhas de hortelã
1 limão espremido

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar.
Confira também os benefícios de alguns ingredientes:
1) Pepino: uma grande quantidade de água, por essa razão é um excelente alimento diurético natural. Contém também silício e enxofre, elementos que ajudam na eliminação de ácido úrico pelos rins, diminuindo a retenção de líquidos.
2) Mirtilo: muito efetivo no tratamento de infecções urinárias, sendo um excelente diurético natural. Apresenta também um alto poder antibiótico, o qual permite que a bexiga se mantenha em excelentes condições de saúde.
3) Uvas: As uvas são ricas em água e potássio, portanto são também consideradas um alimento diurético natural potente. Além de serem diuréticas, apresentam níveis baixos de sódio, algo que permite que não ocorra retenção hídrica com sua ingestão.
4) Limão: Tem ação diurética, acelerando a eliminação de excesso líquidos e toxinas através dos rins.
5) Morango: Fonte de potássio e folato (ácido fólico) , nutrientes importantes para a formação das estruturas celulares e para o equilíbrio hídrico corporal.
6) Couve: Sua composição rica em Ferro, cálcio e ácido fólico proporciona excelente efeito desintoxicante e regulador do metabolismo.
7) Maçã: Contribui para um bom funcionamento intestinal devido a ser rica em fibras e tem também ação diurética. É ótima também para a prevenção da retenção hídrica e inchaços.
8) Beterraba: Esta raiz é um potente anticancerígeno e antioxidante, além de proporcionar uma ação laxante.
9) Gengibre: esta raiz pode acelerar o metabolismo, auxiliando na queima de gordura corporal quando associada ao exercício físico. Ajuda em casos de azia e flatulência, assim como é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.
10) Melancia: Apresenta grande quantidade de água, é por isso é um potente diurético natural. Contém licopeno, um antioxidante e os aminoácidos presentes contribuem para o relaxamento vascular e redução da retenção hídrica.

Foto: Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img