sexta-feira, abril 19, 2024

Sobrancelhas: mitos e verdades

Você adora sobrancelhas impecáveis, mas está cheia de dúvidas sobre o que fazer ou deixar de lado?

Conversamos com especialistas no assunto para te ajudar nesse caminho que pode ser bem delicado, principalmente quando falamos de design.

Sobrancelhas: Mitos e Verdades

Numa realidade de beleza diversa, especialistas não acreditam mais no conceito de sobrancelha certa ou errada
“Não existe sobrancelha certa ou errada, de jeito nenhum. O que existe é o poder de transformação que a sobrancelha tem e como usá-lo a seu favor. A sobrancelha é capaz de mudar todo o rosto de uma pessoa. Por exemplo, uma pessoa tem o rosto comprido e se incomoda com isso, mas usa uma sobrancelha arqueada, que alonga ainda mais o rosto. Essa sobrancelha não está errada, mas enfatiza uma característica que a pessoa gostaria de disfarçar”, comenta Mariana Ishizaka, maquiadora oficial da Benefit Cosmetics.

“Para adotar um estilo de sobrancelhas é preciso fazer um design específico e, depois, complementar com produtos de maquiagem. É como cortar o cabelo com um corte diferente e depois estilizar com produtos”, acrescenta Mariana.

Já sobre o desenho, alguns modelos têm feito mais sucesso entre as brasileiras
Para Fernanda Barriviera, diretora técnica do Grupo Sobrancelhas Design, as sobrancelhas mais pedidas no espaço são as grossas, mais naturais, retas no início e levemente arqueadas no final. Elas deixam o olhar expressivo, porém precisam respeitar o formato do rosto da cliente.

Técnicas: pinça, cera ou linha?
Enquanto o bar de sobrancelhas da Benefit utiliza pinça e cera morna, com óleo na composição para entregar mais suavidade, no espaço do Grupo Sobrancelha Design a pinça e dois tipos de linha (orgânicas e antibacterianas) entram em cena. Mas em ambos os locais é possível fazer o design apenas com pinça, se assim for desejado pela cliente.

Sobre a linha, se a profissional que estiver aplicando a técnica for cuidadosa, essa forma de limpar os pelos segue muito eficiente. O único problema é que algumas mulheres reclamam de desconforto um pouco maior com esse protocolo do que quando tentam tirar os pelos com pinça, mas isso é algo bem pessoal.

Sobrancelha natural e pele iluminada seguem em alta na Semana de Moda de Nova York: Beleza NARS para Alexander Wang – Spring Summer 18.

Enquanto isso,  a cera se torna uma segunda opção pela informação popular sobre deixar a pele dos olhos mais flácida, porém a especialista Mariana Ishizaka explica um pouco essa questão:

“Esse é um mito muito divulgado aqui no Brasil. Desde 1976 depilamos sobrancelhas com cera morna e o único resultado são sobrancelhas bem modeladas, com o acabamento impecável que só esse método proporciona. A depilação com cera morna, usando bons produtos e a técnica adequada, nunca vai deixar a pálpebra ou qualquer pele flácida. A flacidez pode ocorrer somente se usarmos produtos inadequados e não esticarmos bem a pele no momento de ‘puxar’ a cera, provocando aquele ‘vai e vem’ da pele, que também acontece se não puxarmos a pele para depilar com pinça – e tudo isso se for feito com uma frequência alta. Ou seja, o mesmo risco que existe com a cera também existe com a pinça,” conclui.

Aparar ou não aparar os fios?
Essa decisão precisa ser tomada, primeiramente, através do estilo e depois pela possibilidade desse fio muito longo estar prejudicando o desenho que você quer dar para a sobrancelha.
Um tipo de desenho muito moderno é o de sobrancelha tipo pluma, que usa os fios longos penteados para cima, deixando-a com formato de pena.

Colorir os pelos
Para Mariana, o caminho mais seguro nesse caso não necessariamente é o mais fácil: “Fazer esse procedimento com profissionais especializados em sobrancelhas, que dominem a técnica e usem produtos adequados para essa área é importante. Algumas pessoas usam tintura de cabelo nas sobrancelhas e dá certo, mas o risco de dar errado é grande – então é melhor não arriscar.”

Fios enrolados
As especialistas indicam máscaras incolor ou gel específico para sobrancelhas para tentar segurar os fios enrolados, mas apenas se isso incomodar, já que não há nada de errado com essa característica. Tais cosméticos vão segurar o desenho, porém sem uma química forte que pode prejudicar a saúde dos olhos.

Dicas das especialistas para manter as sobrancelhas impecáveis:
– Realizar o design de sobrancelhas de 3 em 3 semanas com um profissional de confiança, que considere seus dilemas e características no momento de modelar suas sobrancelhas.
– Utilizar produtos específicos para tratar as sobrancelhas, principalmente se elas estiverem ralas. Opções com queratina e proteína são indicados.
– Brincar também com lápis para aumentar o volume ou até mesmo o desenho, afinal, sobrancelha também é sinônimo de estilo e criatividade.

Foto: Benefit e NARS.

Leia também

spot_imgspot_img