sexta-feira, abril 19, 2024

Se inverter com cuidado

Você já reparou que muitas pessoas optaram por registrar suas atividades físicas no Instagram?

Para alguns isso serve como estímulo para continuar em movimento, não perdendo o foco. Para outros, a tal força é passada aos seguidores, para que façam o mesmo, e é nesse caso que a cautela é essencial.

O principal motivo são as posições invertidas, seja de ioga ou pilates.

invertisa
Instagram @invertisa

Conversando com Isabella Mezzadri, especialista nessa prática e conhecida como Invertisa nas redes sociais, descobrimos que cada postura tem uma contraindicação, então o melhor é aprender com alguém especializado antes de praticar.

Além disso, hipertensos devem ficar longe das posições invertidas, tão em alta entre famosas como Isis Valverde, Gisele Bundchen, Angélica e Mariana Ximenes.

inverter-gisele-bundchen
Gisele se invertendo na praia

Quem também nos dá dicas sobre as posturas de ioga (asana) é a especialista DHANWANT KAUR KHALSA:

  • A “postura invertida” (com apoio sobre a cabeça) deve ser evitada caso o aluno tenha hérnia de disco na cervical. Para ir progredindo para essa postura o aluno deve fazer acompanhamento médico para o tratamento da hérnia e paralelo a isso posturas que proporcionem mobilização da cervical, como movimentos circulares e de flexão/extensão.

  • se o aluno tem hérnia de disco na coluna torácica alta e baixa ou lombo-sacral e deseja fazer a “postura da roda” também conhecida como “arco” em algumas linhas de ioga, deve iniciar fazendo a postura da ponte (4 apoios de barriga para cima) e pouco a pouco ir progredindo para a postura real.

  • para praticantes com problemas de joelho, deve-se ter atenção nas posturas que envolvam flexão/extensão dessa região. Inicialmente essa articulação deve alcançar até no máximo um ângulo de 90 graus de flexão e conforme ele for fortalecendo seu quadríceps/bíceps femural (músculos da coxa), glúteo e abdômem pode avançar até a postura completa.

Confira as famosas que adoram ficar de cabeça para baixo:

Fotos: Instagram.

Leia também

spot_imgspot_img