quinta-feira, março 28, 2024

Ressaca de Carnaval

O Carnaval se aproxima – se é que ele já não chegou por aí – e você já está com as fantasias prontas para pular no meio dos blocos.

Ressaca:
Mas para aqueles que gostam de se antecipar, a geladeira começa a ganhar alguns ingredientes para revigorar o corpo e a mente após tanta festa.

Ok, a primeira dica nesse sentido é não exagerar, mas se você não conseguir tal façanha, veja uma lista de comidas e bebidas que podem ser verdadeiras curas para ressaca:

  • English Breakfast: o típico café da manhã britânico é colocado como uma das melhores formas de voltar ao normal após uma noite de bebedeira. Fundo científico? Desconheço! Mas os frequentadores de pub nas terras da Rainha garantem por experiência própria. Se jogue então na torrada, ovos, cogumelo, tomates assados, feijão e uma bela caneca de chá preto tipo “English Breakfast”. Para a receita clique aqui.

Café da manhã britânico: um verdadeiro cura ressaca com proteínas, carbo e gorduras. English Breakfast

  • Agora, de acordo com especialistas, tomar águas aromatizadas no dia seguinte pode ser a melhor saída. Aliás, pode ser água sem frutas ou ervas mesmo, mas essas com toque de sabor trazem notas cítricas e refrescantes que ajudam muito o sensorial de quem não é muito fã de água. Para fazer, use um punhado de frutas da sua preferência, um raminho de hortelã lavado e meio limão espremido. Deixe descansar por algumas horas, coar (opcional), e servir geladinha.

água aromatizada com frutas e ervas - para melhorar a hidratação

  • Tapioca com ovo mexido: esse clássico fitness é uma ótima pedida para tirar a ressaca de perto. Tal prato tem proteínas e carboidratos na medida, equilibrando o nível de açúcar no sangue e dando saciedade. Para dar uma turbinada, adicione uma fatia de queijo.

tapioca com ovo mexido

  • Água de coco: essa delícia já vem pronta dentro da fruta e pode te ajudar a organizar níveis de sais minerais no corpo em dias de ressaca. É barata, fácil de encontrar e bem gostosa.  “O mais importante é manter-se hidratado a todo momento, não apenas após beber, mas enquanto bebe também. Junto ao álcool tome água ou água de coco. A água de coco possui açúcares, aminoácidos essenciais, fatores de crescimento celular e substâncias hidratantes que alimentam a pele e resgatam a água perdida, deixando-a com uma aparência melhor”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe

água de coco cura ressaca

  • Café: seja gelado ou quentinho, o café pode continuar na lista de bebidas que te ajudam a superar a ressaca. Mas cuidado: o excesso causa ainda mais dor de cabeça. Se você quer aproveitá-lo com a cara do verão, faça um copo de café forte, misture com um copo de leite gelado, uma colher de chocolate em pó (que não seja achocolatado), açúcar ou adoçante é opcional, já que tem gente que não gosta de adoçar, e, se tiver empolgada para algo mais calórico, decore com calda de chocolate e chantili.

receita café gelado

  • Banana: essa delícia rica em potássio é um santo e natural remédio contra a ressaca. Opte por um bom prato de banana picada com granola e retome a energia perdida.

banana com cereal

  • Brócolis: rico em vitamina B, o brócolis ajuda na recuperação do funcionamento do fígado, abalado com a bebedeira. E ele não está sozinho: couve-flor, couve manteiga e mostarda também ajudam nesse sentido. Para dar uma afastada mais rápida na ressaca, consuma o brócolis acompanhado de uma proteína de sua preferência e um carboidrato bom, como a batata doce, no almoço e opte por uma couve-flor ao forno ou uma bela salada com couve ou mostarda no jantar.

comida contra ressaca: brócolis

 

Fechando a nossa seleção, uma receita para hidratar, do bar Pátio SP, e uma salada leve e funcional do Kurotel:

Drink Mó Suave (Pátio SP):

drink não alcoólico refrescante com hortelã receita
Ingredientes:
25 ml de suco de limão taiti;
8 folhas de hortelã;
1 colher de açúcar;
Água com gás;

Modo de preparo:
Junte suco de limão taiti, macere hortelã e o açúcar com gelo; após complete com água com gás.
Finalize com folhas de hortelã.

salada antioxidante kurotel com vinagrete de frutas vermelhas e mussarela de búfala receita

Salada antioxidante com queijo de búfala e vinagrete de frutas vermelhas

Ingredientes para o vinagrete:
½ xícara (chá) de framboesa (pode usar polpa congelada)
½ xícara (chá) de amora (pode usar polpa congelada)
1 colher (sopa) de aceto balsâmico
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (café) de sal marinho não refinado
3 unidades de cebola em conserva
1 colher (sobremesa) de mel (ou calda de agave)

Ingredientes para a salada
8 unidades de morangos
8 unidades de queijo de búfala em bolas
Folhas verdes

Modo de preparo: No liquidificador ou processador, bata todos os ingredientes do vinagrete até obter uma mistura homogênea. Reserve. Corte o morango em quatro partes e corte o queijo de búfala em fatias. Em uma travessa, disponha as folhas. Em seguida, salpique os morangos e o queijo. Despeje o vinagrete de frutas vermelhas e sirva em seguida. Se desejar, também pode servir o vinagrete em uma louça a parte, em porções individuais.

Rendimento: 4 porções

Fotos: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img