quinta-feira, março 28, 2024

Quanto tomar de água por dia? Aprenda a calcular

Você adora tomar água e se sente um vencedor por ingerir dois litros diariamente sem o mínimo esforço? Pois existem pessoas que sofrem para se hidratar – no caso eu sou uma delas – e que o ato de tomar água vira quase uma tortura chinesa.

Mas eu sempre pensei numa coisa: como dois litros de água é ideal pra mim, que tenho 1,67m de altura e pra um cara de 2 metros? Não tem alguma coisa errada ao generalizar essa quantidade? E o peso?

water-263054_1280

Conversando com a terapeuta do Centro Integrado Auraclara, Thaís Lopes, tive essa dúvida esclarecida. Ela ainda me ensinou a calcular a quantidade ideal de água de acordo com altura e peso.

Basicamente, você precisa tomar um litro de água para cada 30 quilos, ou seja:

60 kgs / 30 = 2 litros de água por dia.

Muito bom usar esse cálculo para entender que temos variação de massa magra, altura, peso e isso reflete na hora de beber água.

E se você tomar mais do que isso, o que pode acontecer? Ainda segundo a terapeuta, você pode começar a eliminar sais minerais pelo excesso de ingestão de líquido, o que também não é bom.

Vale lembrar que se você está eliminando muito líquido, através de atividades físicas, por exemplo, o consumo aumenta, assim como uma mudança na alimentação se faz necessária.

Foto: Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img