sexta-feira, março 29, 2024

Projeto Verão: Acupuntura para aliviar o estresse do final de ano

Seguindo nosso projeto verão que foca na mente e não apenas na estética, conversamos com a acupunturista Monica Perez sobre o poder da medicina chinesa para se sentir equilibrada nessa época de tantos sentimentos.

As agulhas foram o foco inicial, mas também exploramos o poder das ervas aromáticas, principalmente através de chás, e de muito pensamento reflexivo para deixar o período leve, mas cheio de força:

acupuntura-para-depressao-e-ansiedade-melancolia-tristezaJornaldamodA: É normal se sentir mais ansioso ou melancólico nessa época de final de ano?
Monica Perez: É muito comum sim. Normalmente as pessoas esperam o ano inteiro para ter alguns dias para descansar, e num ano turbulento como esse, de crise financeira, as pessoas ficam ainda mais tensas e ansiosas com festas, férias e contas para pagar, aumentando consideravelmente o estresse. Falando mais da melancolia em si, nesse caso são pessoas que tiveram problemas sérios nessa época do ano, ou perderam pessoas próximas/família e esse momento de confraternização faz com que eles fiquem ainda mais emotivos e exaustos com a proclamação do Natal, festas e muita euforia.

JornaldamodA: Como fazer para aliviar as tensões dessa época então?
Monica Perez: A primeira coisa é refletir se vale a pena trabalhar tanto, fazer tantos planos, programando tanta coisa sendo que a vida não tem muito controle. É momento também para pensar que a gente precisa aproveitar cada dia também olhando o próximo. Além disso,  é interessante observar a respiração e dar um tempo para a oração. Aproveite, pois o mundo não vai acabar nessa fase de festas!

E uma dica mais prática: é sempre bom tomar um chá de ervas de sua preferência, banho de plantas como manjericão e alecrim, que são ótimos para combater a ansiedade.

JornaldamodA: Como a acupuntura também pode ajudar nesse sentido?
Monica Perez: A acupuntura é maravilhosa para o controle de ansiedade! O trabalho do meridiano do coração é destaque na técnica, equilibrando essas emoções, tensões, taquicardia, sudorese e estresse. Então as agulhas dão uma reequilibrada geral para que isso não evolua para uma doença, tratando o emocional e energético dessa fase mais sensível e fazendo com que você consiga se manter mais equilibrado. Vai ter o estresse do final do ano? Vai! Mas você não vai ficar com emoções tão intensas.

JornaldamodA: Existem outras técnicas da medicina chinesa para ajudar no equilíbrio da mente?
Monica Perez: Sim! Além da acupuntura das agulhas, que algumas pessoas temem, nós temos a moxa (moxabustão) usando uma planta anti-inflamatória, analgésica e altamente relaxante, a artemísia.
Investimos nessa técnica milenar chinesa em alguns pontos do corpo para promover o relaxamento através do impulso de aquecimento, mas tudo isso depende de diagnóstico prévio para ter certeza que é o melhor caminho a seguir. Existe também a terapia através das ventosas, que são aqueles copinhos que fazem sucção e resultam em relaxamento e ativação da circulação, principalmente na parte da coluna.

JornaldamodA: Você poderia dar cinco dicas de como atravessar um período turbulento com mais leveza?
Monica Perez: Primeiro, tomar água! Parece simples, mas funciona. Essa é o principal ponto que noto nos que chegam ao consultório, salvo os que praticam esporte e fazem um consumo mais regular. O segundo ponto é o banho. Ele (com água morna/fria) é algo curativo. Se for banho de imersão, coloque alecrim, que é uma planta muito ansiolítica e com aroma que levantar a pessoa. Nesse caso, você pode fazer uma fervura com a erva, ou até mesmo macerar e, depois do seu banho habitual, jogar esse líquido pelo corpo. É fantástico e dá uma boa aliviada. Caminhada nem que seja cinco minutos por dia também ajuda, além da ingestão regular de legumes, frutas e verduras. Por último, pense numa religião ou crença para refletir no período: seja lá qual for a sua. Esses são pilares que nos fortalecem muito nesse final de ano.

JornaldamodA: Muitas matérias falam de pontos do corpo que podemos estimular em casa, para aliviar tensões e até dores de cabeça. Isso é efetivo? 
Monica Perez: Existe sim alguns pontos de acupuntura que você pode estimular, por exemplo, para aliviar dores de cabeça. Nesse caso específico, entre o polegar e o dedo indicador, na parte posterior da mão, faça uma massagem no sentido horário, apertando para trazer alívio. É um ponto muito usado para tratamento de dor de cabeça, controle emocional e intestino grosso. Claro que se a pessoa está tendo uma crise aguda ou crônica é melhor um estímulo mais profundo.

JornaldamodA: Os chineses valorizam muito o consumo de chá como algo que além de prazeroso é medicinal. Existe algum que você indica para deixar a pessoa mais relaxada, menos deprimida ou ansiosa?
Monica Perez: Temos que tomar cuidado com isso, pois as vezes a pessoa acha que está ansiosa, mas na realidade pode sim sofrer de irritação ou intolerância. Se for esse o caso, você pode tomar boldo-do-chile, carqueja e dente-de-leão que ajuda a desintoxicar o fígado, conseguindo assim ficar mais calmo. Mas vai de caso a caso.
Outro chá que é bom pra quem sofre de algum mal do estômago é o ban-chá. Para retenção de líquido, o chá de salsinha é muito bom. Você coloca um maço de salsinha num litro d’água, dá uma leve abafada/fervida e toma. Ele é altamente diurético, mas não te faz perder potássio, então a pessoa não fica fraca. É uma boa dica para os inchaços do final de ano também.

Chás para te deixar mais calmo no período das festas: camomila, erva doce, hortelã, espinheira-santa e cidreira são clássicos fáceis de encontrar e vão dar uma paz interior.

Foto: Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img