sexta-feira, março 29, 2024

Óleo de coco realmente alisa o cabelo?

A internet virou uma extensa fonte de pesquisa para quem adora novidades de beleza, sem dúvida. Mas com tantas informações circulando, como saber se tais dicas são realmente boas ou apenas uma cilada?

Desde que parei de alisar os fios (principalmente por causa dos produtos com formaldeído na composição, esses que causam uma série de prejuízos ao couro cabeludo, fios e saúde em geral), pesquiso formas menos tóxicas de alinhar os cabelos, mas quase sempre não chego a um bom resultado.

Aí podem me perguntar o motivo para não deixar os fios totalmente naturais, no caso ondulado.

É incrível ter o cabelo ondulado e realmente eu o deixo assim em boa parte do tempo, mas meu grande problema é ter franja e um ‘rodamoinho’ na testa. Sim, adoro franja e não, eu não gosto do rodamoinho e o que ele causa nela, pois ela simplesmente não fica no lugar, se deslocando para o lado direito com força total.

O óleo de coco usado em cabelos hidratados e sem encostar na raiz pode sim dar um aspecto mais liso aos fios, porém alguns cuidados precisam ser respeitados para não pesar demais as mechas.

Tendo em vista que meu couro cabeludo é sensível e eu não estou mais querendo passar por processos químicos além da coloração – meu outro vício, resolvi então me jogar no mundo dos tutoriais para achar uma solução natural.

Facilmente encontrei meninas comentando sobre a possibilidade de alinhar os fios utilizando óleo de coco. Meus olhos brilharam na hora, afinal, eu adoro óleo de coco: seu cheiro, suas propriedades e por ser um produto cem por cento natural (fique atenta ao rótulo para saber se o que você compra também é cem por cento natural).

Mas nesse mundo da beleza é assim: tudo me desperta desconfiança!

Então para entender se essa forma de alinhar as fibras, quase um alisamento mesmo, é real, decidi conversar com a farmacêutica bioquímica Marcela Buchaim, do Studio Tez.

Para Marcela, é interessante ouvir o que as meninas têm a falar sobre essa impressão do alisamento através do óleo de coco, mas um cuidado essencial precisa ser mantido:

“O óleo de coco pode sim ser um aliado interessante para a saúde dos fios e suas características fazem com que a fibra fique mais pesada, dando por consequência um aspecto mais liso, porém o uso em excesso pode deixar o cabelo sem vida, além do peso extra. E não se esqueça que não podemos aplicar o óleo diretamente no couro cabeludo, pois a umectação precisa respeitar o espaço da raiz. E nada disso adiantará se você não hidratar os fios anteriormente”, explica.

Ou seja, meninas que querem ir atrás de milagres, muito cuidado ao se deparar com promessas na internet que podem sim ter algum fundo de verdade, porém precisam de parcimônia antes de ser colocada em prática.

Vocês não querem sobrecarregar os fios, o couro cabeludo e a saúde, não é mesmo?

Foto: Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img