sexta-feira, abril 26, 2024

O corte que dura muito tempo!

Você gosta de manter seu cabelo impecável mas não tem muito tempo para investir e não gosta de salão “com cara de salão”?

O número e mulheres que correm para longe dos barulhentos espaços de beleza só aumenta, sem contar naquelas que chamam o profissional para fazer tudo no conforto do lar. O problema nesse caso é se existe coloração no meio do caminho, pois dentro de casa não tem um lavatório específico para deixar o trabalho mais limpo e prático.

E o corte que fazemos e dura apenas até a próxima lavagem, ficando uma bagunça ou exigindo que você vire escrava do salão? Para pular essas etapas nada agradáveis que conversei com o cabeleireiro Yohan Nicolas, agora no House of Beauty, francês expert em cortes que duram por muitas semanas e que faz sua rotina diária passar de uma hora para apenas 10 minutos arrumando os fios. Quer coisa melhor?

Yohan

Quanto tempo dura um bom corte de cabelo?
Eu acredito que um bom corte deve ficar em ótimo estado de seis – oito semanas, no mínimo. Para consegui-lo, entretanto, é importante encontrar um profissional que entenda os princípios de geometria dentro do corte e que tenha atenção aos detalhes.

O que você analisa antes de começar a cortar?
Cada corte é único, pois é criado a partir das formas geométricas. Um diagnóstico tem que ser feito antes que o trabalho comece, para entender o tipo de cabelo, a textura, densidade, jeito que ele cresce e como a cliente está acostumada a pentear, claro que se adequando também com o que a cliente deseja.

Mas como pedir ao cabeleireiro?
Você deve ser muito honesta em relação aos problemas que encontra com o seu cabelo: frizz, volume, acabamento, textura, etc. Eu costumo perguntar para as minhas clientes “O que você mais gosta no seu cabelo?” ou “Quais são as dificuldades que você tem com seu cabelo?” E fico muito feliz quando consigo sanar alguma questão mal resolvida que elas têm ao longo dos anos.

E um cabelo bem cortado precisa de muito cuidado?
Um bom corte é aquele que fica do jeito que você gosta em mais ou menos dez minutos de cuidado diário, não mais do que isso. A mulher de hoje não tem tempo para ir ao salão ou ficar arrumando os fios.

Quais os estilos mais fáceis de manter?
Geralmente as formas mais compactas, em linhas. Algo mais geométrico, pois dão mais controle ao cabelo.

Veja bons exemplos selecionados pelo próprio Yohan na nossa galeria:

Dicas:
Um jeito bem fácil e rápido de pentear o cabelo é o “wrap drying”
Use uma escova tipo “paddle brush” para pentear os fios para frente e para trás enquanto dirige o ar do secador para baixo. Isso dá movimento à raiz e brilho no comprimento, respeitando a textura dos fios.
Se o cabelo é cacheado, seque com um difusor, enquanto o controla com um produto adequado, como o Curl Building Serum, da Davines – meu favorito, mas que ainda não chegou por aqui ainda.

Fotos: Pinterest e divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img