sexta-feira, março 29, 2024

Massoterapia: perguntas e respostas

por Nathalia Vieira

A massagem ultrapassa os benefícios estéticos e pode virar uma forma muito interessante, e relaxante, de manter a saúde e equilíbrio do corpo e mente.

duvidas-sobre-tratamentos-esteticos

Chamamos a massoterapeuta, enfermeira e pós-graduada em estética Patrícia Tavares para nos explicar um pouco o benefício das práticas mais populares, com foco especificamente nos benefícios físicos do corpo:

JM: Quais são as massagens estéticas mais famosas?
PT: As massagens para fins estéticos mais conhecidas são a drenagem e a modeladora. Existe também a lipossagem. Hoje em dia, as esteticistas criam novos nomes, patenteando técnicas, mas a base sempre é da drenagem ou da modeladora.

JM: Conte pra gente qual é a diferença então da drenagem e da modeladora.
PT:A drenagem é uma técnica que tem suas características no bombeamento dos linfonodos, é suave e rítmica. Sempre se inicia nos membros inferiores e vai em direção ao coração. Já a modeladora é rápida, tem mais pressão na “pegada” (mas ela não deve causar hematomas).

JM: E se ficar algum hematoma?
PT: Uma massagem bem feita, não deve deixar hematomas. Mas se isso ocorrer, deve ser aplicada alguma pomada que tire a marca e usar bolsa de água quente, pois assim o hematoma é absorvido mais rapidamente.

JM: A modeladora é dolorosa? Por que isso acontece?
PT: É dolorosa onde há mais celulites, por ser um estado inflamatório das células que tende a ser suavizado. A medida que a celulite vai desaparecendo, diminui a dor na hora da massagem.

JM: E dá para acabar com as celulites definitivamente?
PT: É possível tratar a celulite. A massagem é um componente imprescindível para este tratamento. Ao longo da minha carreira já vários tipos de indicações para tratar as celulites: somente drenagem, somente modeladora, ou até “drenomodeladora” (técnica que não uso e não recomendo, pois na minha concepção, não deve-se usar duas técnicas juntas na mesma sessão).

JM: Mas qual é mais efetiva?
PT: Eu utilizo as duas técnicas, ou seja, em duas seções semanais fazemos um dia drenagem e no outro modeladora. Normalmente, percebe-se um resultado na terceira sessão. E este protocolo serve para perda de medida também.

JM: E pra flacidez, existe alguma técnica de massagem boa?
PT: A flacidez é mais complexa. Dependendo do grau, só acaba com cirurgia. Cada caso precisa de uma avaliação. Mas se for uma pequena flacidez, pode sim ser ótimo aplicar a Lipossagem com um creme firmador. Existem estudos que mostram a radiofrequência (aparelho que promove o colágeno) como grande aliada contra a flacidez.
Além disso, a musculação é fundamental, pois fortalecendo o músculo você dá um melhor aspecto à pele.

JM: Existem vários aparelhos utilizados em algumas técnicas. Eles são bons?
PT: A utilização de aparelhos ou ativos térmicos serve para melhorar a circulação local. Dessa forma, o ativo utilizado na massagem pode ser melhor permeado com melhor resultado, mas uma massagem muito bem feita já causar a hiperemia e aumento da circulação local. A esteticista utiliza desses aparelhos para diminuir o tempo e o desgaste físico.

JM: Qual seu conselho final para ficarmos com o corpo em dia?
PT: O meu conselho para manter o corpo e pele sempre em dia para exibir pernas sem celulites, sem “pneuzinhos” e “pochetes” é:

• alimentação saudável
• 35ml de água por quilo de peso da pessoa
• massagem estética
• atividade física – uma caminhada de 1 hora por dia já resolve. O sedentarismo é um veneno para nosso organismo.

Foto: Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img