quarta-feira, abril 17, 2024

Mala leve para viagem longa

Você é dessas que só consegue viajar com malas enormes, uma penteadeira inteira de cosméticos e mil pares de sapato?
Se sua ideia é rodar por vários países e/ou ficar um bom tempo na estrada, aconselho rever seus conceitos antes do check-in – pelo menos se você não gosta de depender da ajuda de alguém para conseguir carregar tudo com conforto.

Ok, não precisa mudar seu estilo ou se “fantasiar de mochileira estereotipada” para salvar espaço na bagagem, por isso aqui vão algumas dicas para montar uma mala compacta:

1 – Vestidos são aliados importantes na economia de espaço.  Eles podem ser usados tanto em destinos mais frios, acompanhando meia-calça grossa e casaco pesado, ou mesmo para locais quentes, com sandálias e sapatilhas. Só não esqueça de verificar se vai visitar algum templo ou área que vente muito nesse meio tempo, pois modelos mais curtos, sem mangas ou decotados não são a melhor pedida.
2- Meia-calça acompanha bem vestido, como falamos acima, mas também pode ser usada debaixo de calças, saias e até bermudas, dependendo só do estilo e da temperatura local. Elas são fáceis de lavar e secar, podendo repetir o uso por muitas vezes e de forma prática.
3- Lenços, principalmente os de pashmina, no estilo manta, são peças que acompanham looks mais casuais e até mesmo formais. Eles também servem para te proteger do frio de aviões,  locais descampados e ainda te cobrem na hora de entrar em igrejas, mesquitas ou outros pontos religiosos que exijam ombros cobertos.

mala-viagem-organizar


4 – Nos pés,  melhor que tênis (aqui entra a opinião pessoal, pois tênis machuca meu pé em caminhadas longas) são as botas de cano curto sem salto. Elas dão conforto e apoio ao tornozelo, para andar muito! Os sapatos planos, para quem gosta de andar bastante, são sempre uma boa opção, ou de salto pequeno e grosso.
*** Não esqueça de testar o calçado antes da viagem fazendo uma caminhada de, no mínimo,  quinze minutos. Dessa forma você vai ter ideia se ele machuca ou não.
5 – Cores sugeridas para qualquer ocasião: preto, cinza, dourado e chumbo metálico formam uma mala neutra, básica e multifuncional.  O nude sujaria muito ao longo do trajeto.
6 – Hidratante labial: mudanças de temperatura são comuns em viagens, pois entramos e saímos de hotéis,  aviões,  museus e outros destinos climatizados.  E com isso nossos lábios sofrem. Uma boa opção nesse caso pode ser carregar balm do tipo manteiga de cacau, pomada Bepantol ou Ceralip (minha escolha). Eles também podem ser usados na lateral dos pés e parte superior do calcanhar, para tirar o atrito com sapatilhas e chinelos. Funciona muito! Eu tenho um só para isso.
7 – Lenço umedecido: eles são um refresco em tempo real! Ajudam a tirar maquiagem, limpam sua mão antes ou após um lanche no meio do nada e ainda te ajuda a ficar limpinha e fresca se não conseguir lavar o rosto. Já me salvou de muita roubada.
8 – Casaco básico e multiuso: se você não tem muito espaço na mala e vai viajar por destinos com variação de temperatura, escolha ao menos um casaco moderamente quente e sem ser muito ajustado ao corpo, para ficar bem com um cardigã por baixo. Ele deve ter material que proteja do vento e num tom escuro e neutro. A roupa varia e ele acompanha.
9 -Roupa íntima de algodão: calcinha e sutiã com material fresco e confortável,  sem muitos detalhes.
10 -Bolsa transversal: ela é mais fácil de carregar e, dependendo do modelo, serve para passeios diurnos e noturnos.
11 – Uma ecobag que seja de material fino, pois fica dentro da bolsa principal e vira uma sacola extra para carregar comprinhas no meio do caminho. E é ecológica,  claro!
12 – Mala de mão sendo mochila: despache a mala de rodinha,  mas carregue na mão uma boa mochila. Coloque uma troca de roupa leve + roupas íntimas para dois dias, pois nunca se sabe quando nossa bagagem despachada será extraviada (mas exija da companhia aérea nesse caso o seu ticket de compra emergencial).
13 – Esmalte nude e fortalecedor: ele serve para manter as unhas em dia, claro, e também para segurar um desfiado da sua meia.

como-organizar-mala-de-viagem


14- Disco de remover esmalte: eles são feitos de óleo removedor e não vão causar transtorno indo na bagagem de mão, além de não ter risco de vazar e manchar roupas.
15- Pomada de cabelo: Ela serve para fazer penteados, com acabamento entre o spray e o gel, porém mais fácil de carregar.
16- Acessórios que enriquecem: vai repetir o vestido ou o conjunto?  Dê um toque diferente com um belo colar ou mesmo aquele brinco incrível!
17- Sacos a vácuo: são vendidos fora do Brasil em lojas tipo 99 centavos (em Londres, principalmente) e reduzem em até 50% do volume de suas roupas, pois tira o ar. Tem aqueles que precisam de um aspirador para funcionar e os que só enrolando já diminuem o tamanho.

Fotos: Minhas montagens no Polyvre.

Leia também

spot_imgspot_img