quinta-feira, março 28, 2024

Luz Pulsada: técnica e uso

Mesmo testando diversos tratamentos de beleza para as pautas aqui do site e das revistas que escrevo, confesso que tinha feito luz pulsada facial apenas uma vez e meio que deixei de lado. Mas foi depois de sentir uma enorme quantidade de manchas na pele, que apareceram após eu mexer em inflamações tipo espinha que surgiram por causa de uma alergia, que recorri novamente à técnica. O resultado foi surpreendente!

Para fazer essa matéria eu contei com a ajuda da fisioterapeuta Dra. Juliana Cuban, da Academia da Estética, e da esteticista Edy Guimarães.

Primeiro vamos entender o que é essa tal de luz pulsada
A luz pulsada (liP) é uma tecnologia que emite luz com diferentes comprimentos de onda.
Ela e o laser são duas tecnologias bastante eficazes, mas cada uma utiliza um tipo de energia para adquirir o resultado desejado, seja para diminuição de pelos ou para melhora da qualidade da pele.

Depilação definitiva ou não?
Falando sobre depilação, o laser penetra a pele até atingir o bulbo e vascularização, já a luz pulsada é feita por uma onda de baixa intensidade que têm o efeito de enfraquecer o bulbo. Bem diferente do laser, que destrói a célula germinativa do pelo. Ou seja, a luz pulsada não acaba com o pelo definitivamente, como acontece com o laser, mas o deixa mais fraco.

Se quiser saber mais sobre esses dois métodos de depilação, e alguns outros, veja esse outro post que fiz testando um aparelho chamado i-Light Pro + laser Alexandrite + No No Hair + Revlite + Eletrólise. É uma matéria bem completa sobre métodos para ficar sem pelos.

luz-pulsada

Tirando manchas
A luz pulsada tem como benefício o combate ao envelhecimento da pele, diminuição de manchas, aumento do brilho e vida da pele, diminuição da flacidez, melhora do colágeno, eliminação das bactérias que promovem a acne, aumento da elasticidade da pele e vasos superficiais.

Geralmente o tratamento é realizado na região de face, onde é tratado traumas de pequenos vasos. Não é indicado fazer em região de pernas, pois existe o risco de afetar outros tecidos, além do que deseja tratar, provocando manchas e outros efeitos desagradáveis.

Cada tratamento específico deve ser avaliado por um profissional para que seja definido a quantidade de sessões e intervalo. No meu caso, para tirar manchas escuras que ficaram como cicatriz de acne foram três sessões.

Existe um pequeno desconforto quanto maior a intensidade da luz, pois parece que você leva um pequeno choque, mas nao é nada absurdo.

Não é indicado para:
Grávidas, mulheres que estão amamentando ou usando determinados medicamentos (Roacutan).

Foto: Instagram.

Leia também

spot_imgspot_img