terça-feira, abril 16, 2024

Japonesas são as rainhas do penteado

No Japão descobri um novo mundo de moda e beleza, pois a grande maioria dos jovens segue o que está em alta nos lados de cá, esquecendo quase que completamente as tendências ocidentais – principalmente em cuidados com a pele, que ele dominam.
É realmente rico ver uma diversidade e criatividade tão grande em todas as faixas etárias e sexos, uma ousadia que não deixa tudo pasteurizado, como acontece com frequência no outro lado do mundo.

penteado-japonesas-cover

Explorando o Japão pela cabeça
Já falei do tom de cabelo que elas estão adorando e que agora começa a pipocar fora da Ásia, o Ash (acinzentado), mas como arrumá-lo, independente da cor, para as festas por aqui?
Sem dúvida alguma que as japonesas são as rainhas do penteado.
Em uma visita a capital cultural do Japão, Quioto, percebi primeiro que o costume de usar quimono está sendo redescoberto e adaptado pelas jovens japonesas. Elas usam essa vestimenta cheia de detalhes e riquezas para casamentos, ir aos templos, aulas de ikebana ou cerimônia do chá.
Já as senhoras podem ser vistas usando yukata e obi todos os dias, principalmente para ir aos santuários.
E se a roupa tradicional japonesa, abandonada em partes após a Segunda Guerra Mundial pelos homens e em tempos de trabalho em fábricas pelas mulheres, é tão elaborada, como usá-la com um cabelo simples?
Não tem como!
E elas sabem disso muito bem, pois criam penteados cheios de adornos e tranças, que arrancaram meus suspiros por onde passei.
Aliás, as tranças embutidas e os pentes com flores são os mais populares entre as jovens, já o coque tipo banana é sucesso entre as senhoras.
Cliquei algumas dessas simpáticas japonesas no templo Otowa-san Kiyomizu-dera (vale cada segundo da visita – é lindo!), patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.
Confira a galeria e se apaixone!

#viajandonoestilo

Fotos:Paula Roschel

Leia também

spot_imgspot_img