quinta-feira, março 28, 2024

Homofobia mata!

Hoje é dia de namorados celebrarem o amor no Brasil. Apesar de não gostar muito de datas comemorativas, acho lindo a chuva de declarações e fotos apaixonadas.

A internet quando usada para o bem, para espalhar coisas boas, para informar e, principalmente, para funcionar como rede de ajuda e construção social é maravilhosa. Amo viver num período em que boa parte de pessoas que não tinham voz conseguem se expressar de alguma forma. Triste ver que muitas ainda não têm.

homofobia-e-crime

São tantos casos de histórias virais que acabaram bem, como cachorros abandonados achando novos donos, mulheres que se uniram contra a violência, escolas que arrecadaram mantimentos, investigações que só não acabaram – e nós sabemos bem disso – por pressão de opinião pública, e isso falo ultrapassando política, ok? E independente de escolhas partidárias.

Mas hoje, dia 12 de junho, foi período para lamentar mais um ataque com arma de fogo nos Estados Unidos, o pior desde o 11 de Setembro.

Até o momento são 50 mortos, 53 feridos e muito o que esclarecer. Isso aconteceu em uma boate gay, numa noite latina: prato cheio para disseminar o ódio entre o que alguns chamam de minoria. O que seria minoria hoje em dia? Mulheres também são chamadas de minorias, mas só se for por causa de números de benefícios, não é mesmo?

Fato é que todos os dias são perfeitos para celebrar o amor. Hoje também seria, mas virou um marco para o ódio.

E o pior de tudo, e o que me fez escrever esse texto, é entrar em matérias sobre o tema e ler comentários homofóbicos de anônimos desejando que o número de mortes fosse maior, que o sofrimento fosse maior!

Toda a forma de amor é para ser celebrada! Antes de usar a internet, esse meio de interação tão rico, como forma de propagar ainda mais ódio, lembre-se: mesmo com o perfil anônimo você pode ser identificado.

Texto retirado do site SaferNet Brasil:

Homofobia

As leis penais do Brasil ainda não consideram homofobia como crime, porém a Constituição Federal de 1988 determina que “constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” e ainda que “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.”

Sendo assim, de acordo com o a Constituição e considerando que a homofobia fere os Direitos Humanos, a SaferNet Brasil rastreará as denúncias recebidas e as encaminhará para as instituições competentes.
Não deixe as coisas piores do que já estão.

Foto: Página Poesia, um santo remédio.

Leia também

spot_imgspot_img