quinta-feira, março 28, 2024

Guia de cuidados com os pés: tire as dúvidas

Em dias quentes é muito provável que você troque sapatos fechados por sandálias bem mais fresquinhas, mas o problema é que com esse tipo de calçado o calcanhar começa a ficar mais áspero, além de ganhar cutículas rígidas.

Passar calor não dá, então o ideal é investir em tratamentos mais potentes. A Dra. Luciana de Abreu, dermatologista na Clínica Dr. André Braz, resolveu nos ajudar com algumas dicas  preciosas e a Mavala, marca suíça para cuidados das unhas e pele, passou alguns exercícios para fazermos diariamente e aumentar a saúde dos pés e tornozelos.

JornaldamodA – Quais seriam os rituais básicos para manter os pés bonitos e bem tratados diariamente?
Dra. Luciana – Primeiro hidratar os pés com cremes emolientes imediatamente após o banho, todos os dias. Evite uso demasiado de sapatos abertos/sandálias ou chinelos, pois acabam piorando o ressecamento dos pés e promovem estímulo ao engrossamento da pele da região plantar, predispondo também a rachaduras e fissuras. Seque caprichosamente a região entre os dedos dos pés e das unhas após banho, piscina ou sudorese excessiva, evitando acúmulo de umidade nesses locais, prevenindo assim a colonização e infecção por fungos e bactérias, e apare as unhas quinzenalmente, cortando-as de forma reta, sem arredondar os cantos, para evitar que as mesmas encravem.

como-deixar-pes-macios-no-verao

JDM – O que fazer quando você anda muito, o dia todo, e sente a planta do pé dolorida com o passar das horas?
Dr. – Uma dica é massagear e elevar os pés para facilitar a drenagem linfática e venosa local e até um banho morno, ou colocar os pés em imersão em água morna com sais. Além disso, evite calçados apertados ou bico fino e salto muito alto.

JDM – É verdade que você não pode repetir muito o uso de sapatos, tendo que alternar entre modelo e altura para evitar problemas de coluna e até mesmo acumulo de bactérias?
Dr. – Sim, é verdade.

JDM – E como higienizar os sapatos entre usos, para evitar odores e problemas bacterianos?
Dr. – Coloque sapatos no sol pelo menos uma vez a cada 15 dias; limpe com álcool 70 ou desinfetante por dentro semanalmente e use talco ou spray antissépticos entre os dedos e nos sapatos caso haja muito sudorese e umidade nos pés.

JDM – Com o verão, que cuidados tomar na praia e piscina?
Dr. – Evite umidade entre os dedos e nas unhas após banho de mar e piscina, portanto, recomenda-se secar muito bem estes locais com toalha, papel toalha ou ate mesmo com secador de cabelos e evite pisar descalço em chão úmido de vestiários ou área de piscina sem estar com chinelos, para evitar contato com fungos e bactérias em locais de grande fluxo de pessoas.

JDM – Quais seriam os principais benefícios do escalda-pés? Ele é indicado quantas vezes por semana?
Dr. – Benefícios: relaxamentos dos músculos dos pés, alívio de dores e da sensação de “peso nos pés, se tiver sais na água do escalda-pés pode haver discreta melhora da sensação de inchaço. A pele fica mais macia ao toque se houver imersão em substâncias hidratantes ou se for aplicado hidratante logo em seguida. É indicado fazer uma vez por semana.

como-fazer-ginatica-pe-e-tornozelo

JDM – Quais os três maiores pecados que cometemos com a saúde dos pés?
Dr. – Andar descalço demasiadamente, pois pode provocar ressecamento excessivo e rachaduras nos pés e calcanhares e deixar acumular umidade entre os dedos e nas unhas, não enxugando direito estes locais, pois aumenta a chance de infecções e micoses nas unhas e entre os dedos (frieiras).

Quer mais dicas interessantes para seu dia a dia? Consegui essas informações com o pessoal da Mavala, inclusive com alguns exercícios diários para melhorar a saúde dos pés e tornozelos:

Dicas:
– Compre o seu calçado de preferência ao fim do dia. De manhã o pé está mais fino, menos inchado. E sapato apertado é desconfortável, além de fazer mal para os pés
– Andar descalço por um tempo, de preferência na relva ou areia (limpos, ok?), beneficia os tornozelos
– Fazer da ginástica dos pés algo cotidiano
– Tentar dormir com os pés mais elevados que o restante do corpo
– Só pense em diminuir as calosidades com o auxílio de um pedicure, então nada de brincar com lâminas, pois pode ser perigoso e causar ferimentos e infecções.
– Consultar uma dermato se aparecer alguma infecção.

Como fazer a ginástica dos pés:
1 – Afaste e junte os dedos dos pés por 10 vezes
2 – Dobre e estenda os dedos dos pés 10 vezes
3 – Aperte a extremidade de cada dedo entre o polegar e o indicador
4 – Faça algumas rotações do tornozelo
5 – Erga-se sobre as pontas dos pés e mantenha-se alguns segundos nessa posição, descansando em seguida.

Fotos: Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img