quinta-feira, março 28, 2024

Fabricando cosméticos com frutas e legumes

Quem é apaixonada por beleza talvez também se interesse pelo processo de criação dos produtos que recheiam nossos banheiros e penteadeiras. Esse é meu caso, com certeza!
Além disso, as leitoras aqui do JornaldamodA sabem bem da minha preferência por produtos mais naturais e cruelty free, por isso que a Lush, Burt’s Bees, Vyvedas, Weleda e outras marcas nessa “pegada” me atraem muito.

E muitas vezes, ao ler nas embalagens da Lush que o produto era feito a mão e com ingrediente natural, me pegava pensando se realmente era tão artesanal.

Tive a oportunidade de conferir tudo isso pessoalmente, a convite da marca e foi como visitar a “Fantástica Fábrica de Chocolate”!

visita fabrica da lush em poole inglaterra como fazer cosmeticos naturais
1 – Frutas frescas usadas para fazer os produtos. 2/3 – E eles são preenchidos manualmente mesmo. 4 – Eu fazendo minha bomba de banho

A primeira parada foi na área de cremes, um galpão que não lembra muito as lojas decoradas, pois por ali o que domina são as pilhas de moldes e grandes máquinas para derreter e misturar a matéria-prima fresca- e bota fresca nisso, pois para uma loção de manga, por exemplo, o que vai na fórmula é a fruta espremida ou triturada.

Imagina o tamanho da câmara fria para colocar legumes, frutas e raízes que vão compor os produtos?! Detalhe: vai batata na composição de várias linhas. Batata!!!!

Depois passamos pela fábrica de maquiagem (olhos arregalados em todos os momentos), sabonetes e a famosa área de “bath bomb”, carro-chefe da Lush desde sempre. Nessa hora o cheiro fica muito forte, então se você tem rinite (meu caso) vai ficar alguns minutos se coçando até a adaptação. Aliás, pude fabricar a minha própria bomba de banho e trouxe para casa, aqui no Brasil, mas ainda não tive coragem de usar. Não que eu ache que fiz algo errado, mas me apeguei a minha criação! 🙂

E por falar em criar, o ponto alto da visita ficou para o tour na Lush Kitchen, local onde produtos são criados em pequenas quantidades, quase como uma alta costura dos cosméticos, e enviados para consumidores muito exigentes.

conhecendo a producao de cosmeticos naturais da Lush
1 – O time da Lush Kitchen que nos recebeu muito bem. 2 – Eu e a blogger Sistiana, da Itália, bombando nas redes da marca, que fica passando em um monitor dentro da Lush Kitchen, 3 – O shower gel que criei e ganhou até embalagem com meu nome. 4 – O lugar realmente parece uma cozinha

E não é que tive outra oportunidade de criar algo personalizado?

Fiz um gel de banho lotado de glitter e com aroma bem frutal. A cereja do bolo foi ver que eles fizeram aquela etiqueta tão famosa da marca com o nome de quem fabricou o produto (eu) e a data de validade! Que sonho para quem vive no mundo da beleza natural!

almoco vegetariano no escritorio de comunicacao e desenvolvimento da Lush
1 – Almoço vegetariano no escritório de desenvolvimento e comunicação da marca. 2 – A primeira loja da Lush, em Poole. 3 – Hora de criar bath bombs.

Eles também me levaram para conhecer a maior loja da rede, que fica no olho do furacão das compras de Londres: a Oxford Street. Antes de passear pela flagship, experimentei mais um tratamento do Lush Spa e saí, como sempre, tão zen que era até difícil se concentrar nas explicações sobre a loja e produtos.

Eu gravei alguns passos que tive por lá e também fiz uma foto bem no estilo piquenique do que adquiri na loja: tem desde lenço que pode servir como turbante até condicionador em barra. Então vamos primeiro ao vídeo:

Acho que a Lush poderia começar a comercializar tours por suas fábricas e laboratórios, pois é muito divertido!

Tudo aquilo que eu imaginei ser foi amplificado por dez, pois a fábrica é lotada de gente trabalhando com roupas cheias de conforto, cabelos coloridos e ouvindo Rihanna (ambiente bom, né?), o escritório tem uma pia gigante, quase banheira, para que o pessoal do desenvolvimento possa criar e testar novas bath bombs ali, espalhando um cheirinho delicioso. E mais: tudo isso com uma vista linda de Poole e seus barcos.

Agora vamos aos produtos que achei mais interessantes lá na loja de Oxford?

picnic-lush

1 – Começo falando das Bath Bombs, achei das variações mais básicas, até as com “recheio” de óleo ou glitter, além da trufa hidratante que só é vendida lá na flagship. Ela vai transformar o banho em um ritual de hidratação profunda, mas depois você vai ter que fazer um ritual de limpeza avançada na sua banheira 🙂 Destaque para a fofura em forma de flamingo, que dá até dó de dissolver.

2 – Para os cabelos, optei por tudo em barra! Se você gosta de otimizar espaço na mala e não quer ficar passando nervoso com a quantidade de líquido na bagagem de mão, essa é a melhor escolha. Tem xampu, condicionador e até uma potente máscara no palito, chamada Damaged. Para usá-la, dissolva o bloquinho em um pouco de água morna e mexe até virar uma pasta uniforme. Dica de especialista: se você está com o cabelo absurdamente ressecado, antes de colocar a máscara passe um pouco de mel puro sobre o cabelo, pois ele vai fazer uma ponte perfeita entre o produto e fios (peguei essa informação com uma garota que faz isso nos próprios cabelos, para deixar os fios mais sedosos). Parte ruim: o Damaged Hot Oil Treatment é muito bom, mas só vende na Lush de Oxford. 🙁

3 – Outro bom motivo para se jogar na maior loja da rede: comprar sabonetes! Eles podem ser tanto em barra quanto os que são “fatiados” na hora e levados para casa.

4 – Na parte de produtos para o rosto, me deram o Gorgeous, creme hidratante facial usado pela Princesa Diana. Dá um significado especial, já que sou apaixonada por ela. Além disso, ele é rico em óleos naturais e muito leve.

5 – Se as barras para o cabelo são ótimas, o que dizer das tipo hidratante para o corpo? Podem ser apenas manteigas de hidratar ou conter partículas para esfoliar. Mais produtos para não te deixar preocupada na hora do aeroporto.

batons-muito-pigmento-que-nao-testa-em-animal

6 – Ainda sobre barras, que tal sombras e batom nessa mesma configuração? Talvez esses sejam os produtos que mais uso na hora de me maquiar hoje em dia. As sombras podem ser aplicadas com pincel ou passando o bloquinho diretamente na pálpebra. Ela é rica em pigmentos, dura bastante, espalha maravilhosamente bem e não é cheia de conservantes e químicas. O bloco de batom é uma fábrica de novas cores. Você pode misturar o branco com rosa e roxo e fazer uma infinidade de novos tons. Ele é bem sequinho, então passo um hidratante labial antes. Mas pensa que maravilhoso você ter sua própria cor de batom? Adoro!

sombras-lush-nao-testa-em-animal

7 – Aliás, eles estão com uma gama enorme de batons com acabamento mate, todos com pigmentação enorme e fixação poderosa. Eu peguei um até sem etiqueta, direto da fábrica, num tom rosa bem forte, puxando levemente pro violeta.

8 – Também peguei sem etiqueta, direto da fonte, um potinho do esfoliante com gostinho de chiclete, outro sucesso da marca. Passo duas vezes por semana antes do hidratante labial e creme para contorno.

Fotos: Paula Roschel.

Leia também

spot_imgspot_img