quinta-feira, março 28, 2024

Elementos vazados: decoração reveladora

Guestpost por: Arquiteta Cláudia Baccarin Costa

Não é de hoje que vemos o quanto os materiais cerâmicos estão presentes no mundo da decoração. No blog da Cerâmica Burguina por exemplo, encontramos diversos artigos encantadores que são voltados para este tema, como é o caso do post sobre vasos decorativos. Pois é, e falando sobre encantar, hoje vou falar sobre um tema que realmente encanta os apaixonados por decoração: são os famosos Elementos Vazados.
Os elementos vazados conferem leveza e sofisticação (através de certos materiais) aos ambientes. Isso porque seu vazado permite a passagem de ventilação, iluminação e desobstrução visual que, ao serem associados com o seu material de confecção, imprimem estilos pelo brilho, pelo desenho, pela cor…
Seus formatos encantam, principalmente pelo acabamento. Mas mais encantador ainda é o desenho da sombra nos pisos e paredes. Luz e sombra são a poética dos elementos vazados e como o próprio nome pressupõe, aqui estamos falando sobre permeabilidade…

1

5

A grande maioria já ouviu falar, mas tem gente que ainda torce o nariz quando escuta o nome. Muito provavelmente, você acredita que a palavra tem origem indígena….Pois é, só que não!
Aqui no brasil, os Cobogós são elementos vazados muito utilizados na separação de ambientes, inspirados na cultura árabe – os muxabis (Mashrabiya) – e que hoje tomam conta do mercado da decoração pelo charme, desenhos, cores e tamanhos. São concebidos através de variados materiais e foi assim chamado a partir dos nomes de seus criadores: Amadeu Oliveira Coimbra (CO), Ernest August Boeckmann (BO) e Antonio de Góes (GÓ). CO – BO – GÓ!

7

As tramas estão na moda, pois o estilo retrô está muito em alta, como comentei no post sobre decoração retrô.
A poesia dos opostos é marcante e faz com que o elemento vazado divida, sem obstruir. Ampliam os espaços e, simultaneamente, ocultam alguns ambientes os quais não se quer deixar totalmente à mostra.

9

Fotos: One Kind Design, Fencescreen, Papo de Design e Cláudia Baccarin.

Leia também

spot_imgspot_img