sexta-feira, março 29, 2024

Dúvidas das leitoras: nutróloga responde

Assim como fiz com o cirurgião plástico Dr. Rodrigo Fuzzaro, resolvi chamar um especialista para tirar as dúvidas das leitoras aqui no JornaldamodA, só que agora sobre colágeno, whey protein, cafeína e chá verde. E nada melhor do que uma nutróloga nesse caso, não é mesmo? Então fiquem com as informações com credibilidade e assinatura da Dra. Liliane Oppermann:

JornaldamodA: A ciência pode deixar as mulheres muito confusas, mas acredito que em relação ao colágeno isso fica ainda maior. Afinal, nós conseguimos absorver colágeno de cremes, ou a molécula é muito grande? E de pílulas e alimentos, como gelatina ou mocotó?
Dra. Liliane Oppermann: A molécula do colágeno originalmente é grande, mas o comercializado é na forma hidrolisada, que favorece sua absorção. Se for uso tópico, poderá utilizar outros ativos que favorecem sua absorção.

tirando-duvida-compnutrologa-cafeina-chaverde-whey-colageno

Não estaremos, por exemplo, absorvendo fontes artificiais ou colocando substâncias em excesso, caso nossa alimentação seja bem rica e equilibrada?
Não, pois os nutracêuticos colaboram para o bom funcionamento do corpo e contribuem para o bom desempenho dos próprios nutrientes orgânicos como, por exemplo,o silício orgânico que se utilizado nas dosagem adequada desempenha um excelente papel no fortalecimento de unhas e cabelos.

Qual é a importância da alimentação para a manutenção de cabelos e pele? Existe realmente alimentos que melhoram o cabelo?
A alimentação equilibrada é a melhor fórmula para ter cabelos sedosos, bonitos e fortes. Alguns nutrientes têm ação direta sobre o cabelo, como o retinol, responsável pela formação e manutenção de células, evitando a quebra dos fios e a queda do cabelo.
Os lácteos e o farelo de trigo, são ricos em zinco, que estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.
As carnes magras, que são fontes de aminoácidos como lisina, cisteína e prolina, são a matéria-prima para a construção dos fios.
Os ovos também podem promover cabelos mais saudáveis e unhas mais fortes ao seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais, incluindo a Vitamina B12.

Existe um consumo muito grande de Whey protein hoje em dia. Há riscos? Não daria para ter uma alimentação rica em proteína que não seja através do Whey? Como ele pode beneficiar o corpo?
O “Whey protein” é a Proteína do Soro do leite concentrada, logo a concentração de proteínas que nela há é semelhante à quantidade de proteína que um filé de frango médio. Sua vantagem é a praticidade e o fato que não agregar gorduras. O Whey protein pode entrar na dieta como complemento da alimentação e não deve ser consumido em excesso.
Quando indicado corretamente por um profissional de saúde, seu consumo é seguro e pode trazer benefícios.

Agora sobre a cafeína: um esfoliante com grãos de café pode mesmo melhorar o aspecto da celulite?
Por ser um produto esfoliante, estimula a vascularização local e melhora o aspecto da celulite.

E como a cafeína é absorvida pelo corpo, no caso da flacidez e celulite? Seria apenas o uso tópico? E como ela é modificada ou processada em cremes?
No uso tópico, a cafeína é incorporada num veículo que favorece sua absorção. A cafeína tem ação lipolítica, agindo sobre a celulite.
Pode ser utilizada via oral, porém sua ação será termogênica.

Ou seja, tomar café ou chá verde não ajuda em nada essa questão?
O Consumo do chá verde pode contribuir para uma melhor qualidade de pele, mas por outras razões além da cafeína. O consumo do café e do chá verde isoladamente, sem outras medidas qualitativas como: consumo adequado de frutas e vegetais, prática regular de exercícios e cuidados básicos com a pele, não consegue combater sozinhos as celulites e a flacidez.

Foto: Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img