sexta-feira, março 29, 2024

Dossiê: tudo sobre proteção solar

Muitos se preocupam com o sol apenas quando o verão se aproxima, já tantos outros se escondem dos raios UVA/UVB nos 365 dias do ano, seja por precaução de ler artigos sobre os riscos relacionados, seja por condições da pele que demandam mais cuidado, como o melasma.

Sim, as dúvidas em ambos os casos são extensas, pois atualmente temos acesso aos mais variados artigos e matérias sobre o assunto e isso as vezes nos deixa até mais confusos. Mas aqui no JornaldamodA resolvemos nos aprofundar nesse tema com ajuda de uma especialista, a dermatologista Dra. Ana Coutinho, com algumas questões que frequentemente recebo pelo nosso email (paula@jornaldamodabrasil.com):

JornaldamodA – O que os filtros solares mais modernos têm que os de antigamente não tinham?
Dra. Ana Coutinho: Durante décadas, empresas e pesquisadores focaram seus esforços em desenvolver ativos e formulações contra os raios ultravioletas A e B. O risco cada vez maior apresentado por essas radiações (produção excessiva de radicais livres, degeneração do ADN celular, produzindo fotoenvelhecimento precoce e cânceres), gerou uma busca frenética por agentes cada vez mais eficazes com boa aceitabilidade cosmética.
Os filtros solares mais pesados e densos deram lugar a formulações leves, ultrafinas, com propriedades complexas protegendo inclusive contra raios infravermelhos e luz visível*.
Agentes antioxidantes, ativos antisseborreicos, substâncias com propriedade anti-inflamatória foram também incorporadas aos filtros nos últimos anos visando uma adaptação perfeita da formulação ao tipo e problema de pele do usuário.
Mais recentemente, a criação de formulações inteligentes, minimalistas, capazes de proporcionar menos irritação e alergia na pele humana, com menor impacto no ambiente, tem sido discutida nos fóruns internacionais mais antenados com o futuro, já bem próximo.
*Nota: Os raios infravermelhos representam 50% da radiação solar que atinge a superfície terrestres com comprimentos de onda entre 700nm a 1 mm. Seus efeitos podem ser notados nas camadas mais profundas da pele, contribuem para acelerar o envelhecimento cutâneo com importante formação de radicais livres. A luz visível também faz parte do espectro solar. Corresponde a 40% dos raios solares que chegam à Terra, com comprimentos de onda de 400 a 780nm, os quais também penetram profundamente na nossa pele, produzindo vermelhidão e muitas vezes manchas hiperpigmentadas (escuras), promovem a liberação de radicais livres e junto as demais radiações, a luz visível acelera o envelhecimento cutâneo.

sol-protetor-solar-verdades-e-mentiras

JDM – Então dá pra se proteger sem usar filtros super pesados e com aquele aroma característico?
Dra: Antigamente os filtros solares compostos por agentes puramente físicos não possuíam em sua formulação partículas micronizadas, com tamanhos de 1 a 100nm. Sem estas partículas de pequeno tamanho, acabavam por produzir um aspecto esbranquiçado (whitish aspect) extremamente inestético para a maioria dos usuários. O problema acontecia não apenas pelo tamanho demasiadamente grande das partículas, mas também pela dispersão e reflexo da luz visível causados pelos elevados índices de refração dos ativos.
A criação das micropartículas permitiu melhorar a cosmética dos filtros inorgânicos, sem perder sua capacidade ampla fotoprotetora.

JDM – BB Cream com fator de proteção 30, ou hidratantes/fotoprotetores com cor são equivalentes aos protetores convencionais na hora de proteger a pele do rosto? Existe também uma quantidade mínima para sua utilização?
Dra: Pela RDC N° 30 de primeiro de junho de 2012 da ANVISA, hoje vigente, um produto multifuncional não é considerado protetor solar e deve conter esta informação em seu rótulo. Segundo o documento acima, o valor de FPS mínimo comprovado não deverá ser inferior a 2 e a proteção UVA deverá ser FPUVA2.
Por outro lado, precisamos levar em conta que um produto comercializado que anuncia fotoproteção e apresenta em sua embalagem um determinado índice FPS foi com toda certeza avaliado e aprovado por nossa Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, o que garante a comercialização desse produto em nosso país. Assim se estamos diante de um produto multifuncional com proteção solar adequada ao tipo e fototipo de pele do usuário não existe nenhum problema no uso regular do produto em substituição ao filtro solar.
IMPORTANTE é não esquecer que como um protetor solar, o produto multifuncional deverá ser reaplicado na forma correta (2mg/cm2) como é feito com o filtro solar. Esta atitude garante a fotoproteção recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Caso isto não possa ser feito, recomendo a utilização concomitante de um filtro solar.

JDM – Qual a diferença dos protetores químicos e físicos?
Dra: Os filtros solares podem ser químicos (orgânicos) ou físicos (inorgânicos). A maioria dos filtros traz uma combinação dos dois tipos ou são apenas de natureza química.
Temos dois representantes dos filtros físicos: Óxido de Zinco e Dióxido de Titânio, em formulações micronizadas ou não. A combinação dos ativos químicos e físicos confere ao filtro solar maior fotoproteção.

JDM – Se a pessoa usa protetor e sente que sua pele não reagiu bem, aparecendo espinhas ou manchas, o que fazer? Isso é uma reclamação das leitoras que, inclusive, optam por opções toque seco e para pele oleosa e mesmo assim não se sentem bem.
Dra: Existem formulações fotoprotetoras específicas para peles oleosas e acneicas, com formulações livres de óleo e ativos antisseborreicos. No entanto, dois tipos de reação denominadas acne cosmética e reação acneiforme podem aparecer em uso de cosméticos como, por exemplo, fotoprotetores de uso diário e regular.
Estas reações não são alérgicas. Acontecem por efeito cumulativo, como uma irritação local da pele envolvendo as glândulas sebáceas.

Podem ser:
– Acnegênese (A): reação de aparecimento rápido, com irritação local e produção de cravos e espinhas (com inflamação). Neste caso, não basta suspender o produto, é preciso verificar se a rotina de higiene facial está alinhada com o tipo de pele e com a regularidade necessária. A avaliação de um dermatologista é fundamental para tratar as lesões inflamatórias que podem deixar cicatrizes de difícil resolução.
– Comedogênese (B): reação de aparecimento mais demorado. Existe uma irritação local, com obstrução dos poros e formação de cravos (sem inflamação). Estas são bem mais comuns ao uso regular de fotoprotetores com formulação inadequada ao tipo de pele. Neste caso vale muito a pena procurar a ajuda de um dermatologista. A escolha de um fotoprotetor apropriado ao tipo de pele pode lhe poupar muitos problemas mais tarde.

JDM – Que horas devo aplicar meu hidratante – antes ou depois do protetor solar?
Dra: O protetor solar será sempre o passo final na sua rotina de cuidados da pele. Qualquer produto de cuidados aplicado sobre um filtro solar terá a sua eficácia reduzida em algum grau. Se você usar hidratantes mesmo que fluidos, séruns sobre seu protetor solar, estes também irão perturbar a quantidade de fotorprotetor aplicada e sua eficácia final.
Esta recomendação é corroborada por muitos comitês internacionais na área. Assim caso você tenha uma pele demasiada seca, escolha um fotoprotetor apropriado ao tipo de pele ou um hidratante para uso diário com SPF adequado ao seu fototipo.
IMPORTANTE: Não misture o seu protetor solar com qualquer hidratante ou qualquer produto que não contenha SPF, você só irá diluir a eficácia do filtro solar e se colocar em risco.

JDM – Para quem tem pele sensível, é possível usar um sérum ou primer antes do protetor solar, para evitar danos?
Dra: Sim. Aguarde alguns minutos e garanta que a pele esteja seca, sem resíduos superficiais antes da aplicação do fotoprotetor.

JDM – E após o uso, ao sair da praia e chegar em casa – sem sair novamente no sol, precisamos retirar o protetor de alguma forma específica, já que grande parte dos produtos fixa muito bem na pele?
Dra: Sim. Da mesma forma que precisamos remover corretamente a maquiagem, a eliminação do fotoprotetor residual, do excesso de oleosidade e das partículas de sujeira (poluição) deve ser realizada diariamente. Uma dica é usar um bom lenço demaquilante, adequado ao seu tipo de pele antes, removendo o excesso e após, o uso de uma boa loção micelar pode garantir uma perfeita higiene facial. A reaplicação do fotoprotetor após a higiene facial será importante se você for portadora de melasma ou outras condições, nas quais a luz visível pode produzir piora do quadro.

JDM – Qual sua opinião sobre suplementos alimentares para auxiliar na proteção solar, mas como coadjuvantes, como a luteína?
Dra: Ótima medida preventiva. Vários produtos para administração oral contendo polifenóis vegetais apresentam atividades fotoprotetora, anti-inflamatória e antioxidante além de proporcionar a reparação dos danos produzidos pela radiação UV sobre o DNA das células humanas. Entre estes extratos com evidência científica, temos, por exemplo, o extrato de Polypodium leucotomos (Fernblock). Outros dois ativos bem amparados por estudos científicos formam uma combinação (Rosemary officinalis e C. paradisi). Neste caso a combinação de ativos demonstrou uma diminuição da vulnerabilidade dos indivíduos expostos aos raios ultravioleta. A luteína e a zeaxantina são ativos carotenóides presentes em concentrações elevadas na retina humana onde estão envolvidos na fotoproteção do olho humano. A luteína também protege a pele dos danos produzidos pela radiação ultravioleta (UV). Estudos publicados mostram que a luteína na posologia de 6mg/dia por um período de oito semanas promove benefícios clínicos significativos neste aspecto.

JDM- E além do protetor, quais outras medidas tomar para proteger e manter a pele bonita no verão?
Dra: Cuidados diários com a pele, além da manutenção de um estilo de vida saudável, ajudam a retardar o processo natural de envelhecimento, prevenindo também diversas doenças em qualquer época do ano, inclusive no verão.
– Proteja-se sempre do sol: Uma das formas mais relevantes de preservar a saúde da sua pele é se proteger da radiação solar, de acordo com as recomendações do seu dermatologista. Uma vida inteira de exposição ao sol pode causar rugas, atrofia cutânea, manchas e também câncer de pele.
Para a proteção mais completa ao sol:
– Use protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 30. Aplique o protetor solar generosamente (medida certa é 2mg/cm2) e reaplique a cada duas horas – ou mais frequentemente se você estiver praticando esportes ao ar livre, nadando ou suando.
– Procure sombra. Evitar o sol das dez horas às 14 horas, quando os raios solares são mais intensos.
– Use roupas de proteção. Cobrir a pele com camisas de mangas compridas, de cor clara, com tecidos leves, preferencialmente sem frestas entre suas fibras, assim como calças compridas e chapéus de abas largas é uma medida eficiente. Considere também aditivos de lavandaria, que dão às roupas uma camada adicional de proteção ultravioleta para um certo número de lavagens, ou roupas especiais de proteção solar (especificamente projetadas para bloquear os raios ultravioletas) se você é adepto de esportes outdoor – ao ar livre).
– Não fume! Fumar acelera o envelhecimento da sua pele. Isto acontece, pois, um dos efeitos indesejáveis do tabagismo é uma diminuição progressiva dos vasos sanguíneos na periferia do corpo humano. A pele assim recebe menos oxigênio e nutrientes que são importantes para a saúde da pele. Simultaneamente ocorre um aumento da produção de radicais livres com propriedades tóxicas para o metabolismo de suas células. Além disso, fumar também danifica as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela força e elasticidade da pele. Outro problema muito comum é o aparecimento precoce de rugas em torno da boca, dos olhos (rítides) de difícil tratamento por conta das expressões faciais repetitivas que você faz quando fuma – como apertar os lábios ao fumar, contrair a musculatura dos olhos, ao inalar ou para impedir a entrada da fumaça.
– Controle a ingestão de bebidas alcoólicas: Beber socialmente pode ser um evento comemorativo para quem não tem contraindicação ou restrição ao álcool, mas quando o hábito se torna mais frequente, os prejuízos se tornam mais visíveis. O álcool etílico age como um dilatador de vasos sanguíneos – razão pela qual ficamos vermelhos quando bebemos. Assim para pessoas como os portadores de dermatite seborreica (excesso de oleosidade na face, couro cabeludo e tronco), rosácea e outras condições, os prejuízos são mais evidentes, como piora do quadro até a piora de resposta ao tratamento instituído. Lembre-se que o nosso organismo necessita de água diariamente e por conta disto é muito importante ingerir água juntamente com a bebida, e as mulheres são mais suscetíveis do que os homens.

Então seguem aqui algumas dicas importantes:
– Consuma água ou água de coco, junto à bebida alcoólica. Sucos e refrigerantes, dependendo da concentração, podem dificultar a hidratação e não ter o efeito desejado.
– O uso de compressas de chá gelado (como o de camomila) desincham.
– Borrifar água termal gelada na face diversas vezes ao dia também é muito bem recomendado. A pele agradece a reposição de água.
– Lembre-se que o álcool produz manifestações agudas bem como crônicas e tardias. A desidratação que nos faz beber muita água no dia seguinte ou durante o resto da noite, agride a nossa pele da mesma forma.O brilho, a maciez, o turgor da pele, todos estes aspectos saudáveis vão embora aos poucos. E se a condição se repete com mais frequência na semana, sinais e sintomas se estabelecem como rugas, ressecamento e perda do brilho natural.
– Durma bem! Durante o sono liberamos alguns hormônios, entre eles o do crescimento, chamado GH, importante para a manutenção do estado saudável da pele; a serotonina responsável pela sensação de bem-estar e prazer e o cortisol, hormônio fabricado pela glândula suprarrenal que prepara o organismo para situações de risco ou estresse. O cortisol varia com o ciclo circadiano (variação do dia) e interfere no metabolismo das proteínas, dos carboidratos e dos lipídios, age para manter a tensão muscular natural e de outros tecidos. Além disso, dormir bem nos ajuda a manter o bom humor e ter energia e disposição ao longo do dia, sem falar na aparência naturalmente descansada que o ato de dormir de forma adequada proporciona.
– Alimente-se de forma saudável! Você já deve ter escutado a frase, você é o que você come. Pois é isto mesmo. Sabemos que não existe alimentos perfeitamente mágicos, mas uma boa alimentação no dia-dia pode fazer mágica em nossas vidas e para a saúde da nossa pele. Siga os conselhos abaixo e confirme o dito popular.
– Aumente a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes:
Vitamina C: todos os tipos de frutas, ameixas, pimentões vermelhos e brócolis. A Vitamina C ajuda a formar o colágeno, uma proteína que ajuda a manter a pele firme e, portanto, reduz rugas.
Betacaroteno: cenouras, batata doce, abóbora, espinafre, damascos e pimentão verde. O betacaroteno está envolvido no crescimento e reparação de tecidos do corpo, e pode proteger contra danos do sol.
Vitamina E: germe de trigo, cereais enriquecidos, nozes e sementes. A vit. E ajuda a proteger as membranas celulares contra danos da radiação UV, muitas vezes ao se combinar a vitamina C.
Selênio: pães de trigo integral e cereais, gérmen de trigo, peru, atum e castanha do Pará são boas fontes de selênio e ajudam a proteger a pele dos danos do sol, mantendo a sua qualidade e elasticidade.
– Inclua gorduras saudáveis: alimentos ricos em ômega -3 como o salmão, sardinha, nozes, óleo de canola, de linhaça. Esses ácidos graxos essenciais oferecem proteção para o coração e o sistema vascular sanguíneo. Eles ajudam a manter as membranas celulares saudáveis. Além disso outras gorduras saudáveis presentes no abacate, frutos secos e sementes são benéficas e são também fontes naturais de vitamina E.
– Corte açúcares, aumente a ingestão de grãos inteiros. O açúcar refinado e amidos produzem um fenômeno denominado glicação que obstrui o interior dos vasos sanguíneos, por acúmulo de açúcar em suas paredes. Inclua carboidratos mais saudáveis: frutas, legumes, feijão e cereal integral são boas escolhas.
– Aumente a ingestão de proteína. Escolha fontes magras, como peixe, ovos, frango sem pele, peito de peru e laticínios com pouca gordura (não mais que 15 a 25% do total de calorias)
– Beba muito líquido. Os líquidos mantêm a pele hidratada e ajudam a eliminar as toxinas do corpo. A hidratação adequada (cerca de oito copos d’água litros/ dia, se não houver contraindicação) também ajuda a suar mais eficientemente. Isso pode ajudar a manter a pele menos intoxicada. Evite café e refrigerante.
– Mantenha a higiene facial diária! Fatores como a poluição, o excesso de oleosidade, maquiagens e o simples movimento de renovação celular deixam resíduos que se acumulam na superfície cutânea. Esses resíduos se não forem retirados diariamente acabam por obstruir os poros e provocam na sequência quadros de cravos e espinhas. Além disso, a possibilidade de um produto dermocosmético não ser suficientemente absorvido por uma pele não higienizada é um fato a ser considerado. Sendo assim crie uma rotina eficiente, fácil e com produtos adequados ao seu tipo de pele.
– Escolha produtos de boa qualidade que sejam adequados ao seu tipo de pele: Nada adianta um bom hábito com produtos inadequados. Seja criteriosa ao comprar um produto ou uma maquiagem para você. Conheça bem a sua pele (converse com o seu dermatologista) e não se coloque em risco.
– Cuidado com o prazo de validade dos produtos: Às vezes escolhemos os produtos certos. Mas não prestamos atenção ao prazo de validade. Isso serve para os dermocosméticos tanto quanto para o nossa maquiagem. Em especial para aqueles de uso próximo a áreas delicadas como a região em torno dos olhos, boca e pescoço. É preciso estar atenta a esses detalhes, evitando assim o risco de uma reação desnecessária.
– Observe sempre as recomendações para o uso adequado dos produtos:
Muitas vezes o uso de uma camada mais espessa, uma aplicação mais vezes ao dia, ou em local não indicado sem a devida recomendação médica, podem gerar um quadro de irritação desnecessário, deixando marcas que levarão tempo para se resolver. Observe sempre a forma adequada de uso, lendo o rótulo dos produtos.
– Lembre-se que um produto de venda livre, mesmo tendo sido aprovado pelas Agências Sanitárias, no caso do Brasil – ANVISA, para uso na população em geral, pode encontrar uma pele menos tolerante ou mais sensível e por seguinte provocar reações inesperadas. Fique atenta!
Agradecimento Avène e Darrow Dermocosméticos.

Leia também

spot_imgspot_img