sexta-feira, março 29, 2024

Dossiê água micelar: uso, tipos e ciência

Sem uma pele saudável é possível fazer maquiagem leve e bonita?
Talvez!

Mas para as amantes da beleza natural o legal mesmo é sair pelas ruas até sem make e se sentir muito mais do que confortável, mas completa! Tirando que suportar esse calorão com muito produto na pele é praticamente impossível.

beneficios-agua-micelar-pele-sensivel-oleosa-recuperar

 

Agora em um relato muito pessoal, sou uma das entusiastas da pele bem tratada e make quase inexistente, mas passei por momentos bem complicados de pele irritada.
Era normal, por exemplo, limpar, hidratar e fazer outros tipos de tratamentos mas sentir que pequenas bolinhas parecidas com espinhas apareciam e manchavam a pele.

Eu estava toda marcada e bem cansada de tantas tentativas de deixar a pele sensível calma, mas foi aí que me apresentaram uma série de soluções micelares, que chegaram recentemente aqui no Brasil.

Eu já tinha ouvido falar sobre os poderes desse líquido, principalmente como demaquilante, mas achava que era histeria coletiva, não dei muita bola e usei poucas vezes!

Estava errada!

Retomei o uso sem muita esperança, para fazer as pautas aqui do JornaldamodA, e em uma semana a diferença da pele era gritante.agua-micelar Sumiram as bolinhas, a pele ficou menos oleosa (se bem que tenho mais a zona T com essa característica) e muito suave.

Como substituí o demaquilante por essa solução, percebi que meu problema também estava com meus wipes ou produtos cremosos/oleosos.
Os olhos também agradeceram, pois a água micelar não irrita e tira até o mais forte delineador (nesse caso, molhe o algodão e deixe agir na área por uns cinco segundos antes de remover).

Resumindo: passo a água micelar diariamente (você não precisa enxaguar depois do uso, ok?) como parte da minha rotina de cuidados com a pele e só vejo vantagens.

Ela faz os seguintes papéis na minha vida:

  • Demaquilante – o grau de remoção varia de marca para marca, já explico
  • Limpeza diária – uso pela manhã e antes de dormir e quando passo no pescoço sempre tomo um susto com a cor do algodão – fica muito mais escuro que o rosto!
  • Tonifica – dá aquela sensação de limpeza profunda
  • Hidrata- e de uma forma que você nem percebe, pois não pesa
  • Acalma – tchau, bolinhas!

As marcas:
Atualmente tenho quatro tipos de solução micelar na minha vida (entre minha casa, mala e outros lugares que habito 🙂

  • Ureadin Fusion Loção Hidratante Isdin: essa solução quatro em um é a mais potente para tirar maquiagem, mas se você enxarca o rosto vai sentir um pouco a sensação de grudar a pele, mas isso só se usar em excesso.
  • Bioderma Sébium H2O: o tipo de solução da Bioderma que chegou por aqui no final do ano passado, mas já é um sucesso fora. É incrível para pele oleosa e com acne. Deixa o rosto sequinho por muitas horas e é ótima após dias de maquiagens mais intensas, quando poros podem entupir e espinhas aparecer.
  • Bioderma Sensibio H2O: a mais fácil de ser encontrada em farmácias pelo Brasil e é quase uma instituição para a pele na França, onde seu uso é muito popular. É o ideal para peles muito sensíveis e que empipocam por qualquer coisa. Gosto de passar essa opção antes de dormir.
  • Avène Loção Micelar: É bem suave, então não vai conseguir tirar máscara à prova d’água com total eficiência, mas deixa a pele muito confortável. Usei muito após dias de sol e praia, deu um alívio e uma leveza incrível!

Um pouco de história e ciência:
A água micelar é formada por micelles, pequenas moléculas de óleo suspensas em água. Sua fórmula é bem antiga, datando de 1913 num estudo feito na Universidade de Bristol.

As micelles são atraídas pela sujeira, óleos e impurezas, mas sem deixar a pele áspera ou seca após o uso, por isso o grande sucesso entre os parisienses durante problemas de abastecimento de água no final do século XIX – início do século XX.

É normal ver embalagens enormes de Bioderma nas farmácias parisienses até hoje, pois é um produto que faz parte da história recente daquele lugar e virou também um souvenir famoso entre as amantes de beleza que passam pela cidade.

Mais ecológico:
Quando comecei a usar água micelar eu a colocava em discos de algodão, mas imagina a quantidade desse material ao longo de um mês, passando água micelar duas vezes ao dia?

A questão aqui é o lixo gerado, o que me incomoda bastante!

Então de tempos para cá resolvi comprar algumas toalhas de rosto bem branquinhas (para conseguir ver toda sujeira saindo até ficar sem nada) e aplico a solução ali mesmo.

Para lavar tais toalhas, deixo de molho e não uso amaciante, para não irritar a pele sensível e alérgica. Cuido do rosto e não gero lixo.

Fotos: Divulgação e Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img