quinta-feira, abril 18, 2024

Cor de cabelo por muito mais tempo

Se você acompanha o site, deve ter notado que pintei as pontas do meu cabelo de azul. Obviamente que estou achando essa mudança muito divertida, mas também trabalhosa, pois o tom escolhido escorre pelo ralo em apenas poucas lavagens, literalmente, e vira um verde pastel bem bonito, mas mesmo assim não é o tal azul turquesa que escolhi.

Mas e aí, o que fazer para tentar aumentar a durabilidade? Descobri que o detox capilar pode ser a saída! Mas calma, porque ele precisa acontecer logo antes da coloração…

Detox capilar: como assim?

Detox é um termo popular quando o assunto é mesa e dieta, e para o cabelo é relacionado com a limpeza profunda do couro cabeludo e extensão dos fios.

Eu já fiz algumas vezes, sendo que a última foi no Glass Hair, mesmo lugar que a especialista Edy Guimarães faz a sobrancelha baseada em linergismo, post que virou sucesso aqui no site, e me convenci que era um passo maravilhoso para meu cabelo de raiz oleosa e ponta extremamente seca, ainda mais depois da descoloração.

Ele é, basicamente, uma lavagem do couro cabeludo e fios com um shampoo energizante e sem sal, depois um esfoliante (pré-shampoo, que aqui virou pós, mas tudo bem) que limpa profundamente a raiz, além de estimular a circulação local, e o tônico, que previne a queda e finaliza o tratamento.

Mas o que isso ajudou na coloração?

Fazendo um detox, mesmo que em casa, a cada dez dias eu sinto que consigo lavar os fios um dia sim e outro não sem ficar com a sensação de raiz pesada, pois o couro cabeludo está saudável. Lavando menos = cor por mais tempo e cabelo naturalmente saudável.

Além disso, decidi fazer uma experiência usando shampoo de limpeza profunda antes de colorir, com o pré-shampoo da Natura:

produtos-aumentar-duracao-cor-cabelo

Passo a passo:

1 – Aplicar o pré-shampoo esfoliante capitar antes de lavar os fios e com o cabelo levemente úmido. Essa é a hora de relaxar fazendo movimentos circulares no couro cabeludo. Ele é muito refrescante, uma delícia!

2 – Depois lave os fios com um shampoo que você considera bom para seus fios. O meu escolhido foi o perfumado “OI”, da Davines, que tem o antioxidante óleo de urucum.

3 – Muito importante: não passe condicionador após o shampoo, para deixar as cutículas prontas para receber a coloração.

4 – Seque os fios apenas com uma toalha, para tirar o excesso de água e aplique a coloração azul por meia hora e sem misturar com condicionador (muitas meninas fazem isso para dar uma amenizada na cor, mas com o turquesa não fica tão bom, pois acaba esverdeando.

O meu tom, no caso, é o “Schwarzkopf Live Color XXL HD Ultra Brights Semi-Permanent 96 Turquoise Temptation“.

cabelo-azul

Dessa forma o azul vai ficar mais vivo e durar algumas lavagens extra. Evite usar secador muito quente ou chapinha, pois isso também faz com que o cabelo desbote mais rápido. Outro fator para o desaparecimento da cor: shampoo anticaspa.

Ah, e muito importante: cuide das pontas secas, coloridas ou não, com um bom balm para o cabelo. Eu escolhi o “Touche Perfection”, da Kérastase, porque ele funciona muito bem e sem pesar ou deixar o cabelo melado. Meus fios, como estão muito secos, sugam o produto em alguns minutos – tadicos!

Fotos: Paula Roschel.

Leia também

spot_imgspot_img