sexta-feira, março 29, 2024

Conheça mulheres que usam a beleza para superar desafios

Você duvida do poder da beleza em transformar uma situação não muito agradável em algo brilhante? Então conheça a história da Henna Heals, essa organização que começou no Canadá em 2011, com apenas cinco voluntárias, e hoje ganha o mundo com 150 artistas especializados em desenhar coroas e mandalas na cabeça de mulheres e homens que perderam os cabelos por alguma questão de saúde, como a alopécia ou sessões de quimioterapia.

henna-heals

As mulheres que passaram pela experiência relatam o quanto se sentiram mais poderosas com esse novo estilo e o quanto as pessoas ao redor ficaram interessadas em saber como foram feitas aquelas pinturas e não se aproximavam mais para saber sobre a doença.

Uma delas, inclusive, comentou que após o desenho sentiu como se estivesse de armadura pronta para a batalha que a faria vencer o câncer. Aliás, se você quiser conhecer muitas histórias das mulheres que passaram pelo Henna Heals, pode acessar o livro online deles. Tem uma série de fotos lindas e histórias de muita força e energia boa.

tatuagem-henna

Outra história envolvendo a perda de cabelo e o conforto da maquiagem é a da colunista Ali Lambert Voron, que aos 16 anos foi diagnosticada com alopécia areata, perdendo ao longo do tempo não apenas o cabelo, mas cílios e sobrancelha.

No dia 29 de julho ela decidiu publicar um texto falando um pouco mais sobre a sua dificuldade em se olhar sem maquiagem, por achar que a ausência de pelos a deixava abatida, então começou a aprender a se maquiar de tal forma que se sentia absolutamente normal, com ou sem cabelo e pelos.

Ela conta que até hoje só fica de cara lavada quando está em família ou entre amigos muito próximos, mas que decidiu publicar algumas fotos que tinha deixado de lado e que mostra sua beleza crua para encorajar outras mulheres e homens que passam por isso a refletirem sobre a própria imagem. Aliás, que imagens! Os cliques são lindos!

ali-lambert

Para ver cada uma das fotografias, tiradas pelo famoso fotógrafo Len Irish, entre na coluna da Ali e se emocione. O mais incrível é que mesmo completamente vestida ao começar as fotos, Ali nunca se sentiu tão nua por estar sem um lápis ou um batom. E é como geralmente algumas mulheres se sentem mesmo sem um itens da nécessaire.

Parece drama? Não, não é! Infelizmente 80% das mulheres acima dos 18 anos entrevistadas pelo Social Issues Research Centre, de Oxford, na Inglaterra, contaram que estão infelizes com o que enxergam no espelho. E essa reconstrução da confiança, seja de homens ou mulheres, começa comigo, com você, com tantas outras pessoas que têm o poder de propagar que a beleza está em qualquer lugar, em qualquer estilo e para qualquer um. A beleza não é única! Ela é, na verdade, muito democrática.

Fotos: Len Irish e Henna Heals Pinterest.

Leia também

spot_imgspot_img