quinta-feira, março 28, 2024

Como voltar ao equilíbrio?

Passou pelas comemorações de final de ano exagerando nas porções e sentindo o peso dessas escolhas não apenas na balança, mas numa pele menos equilibrada e naquela sensação de cansaço depois de muito sal, açúcar e álcool?

Dar uma escapada da rotina regrada faz parte da vida, claro, mas se você quer retomar com o plano de qualidade de vida antes mesmo do Ano Novo, confira algumas dicas de especialistas para entrar em 2018 plena:

– Não fique sem comer no dia da comemoração, deixando para se jogar com tudo no jantar ou nos drinks! O segredo é ter uma refeição mais leve durante o dia, caso você queira cometer alguns abusos, investindo em saladas e alimentos pouco calóricos fracionados, assim como petiscos proteicos, como nozes, castanhas e amêndoas. Eles, se consumidos em porções pequenas, são boas fontes de gorduras e assim geram saciedade.

ANTES DAS COMEMORAÇÕES: “Indico uma vitamina de frutas com aveia e chia, sanduíche natural ou qualquer outra pequena refeição que a deixe saciada”, comenta a nutricionista Glaucia Justo, da Policlínica Granato.

– Não coma por ansiedade. Tenha consciência do que está ingerindo através da mastigação mais lenta e foco naquele momento. Comer por impulso faz com que você se sinta estufado, já que não dá tempo do cérebro entender o que está sendo consumido. Quando ele percebe o que aconteceu, você já comeu mais do que precisava.

–  A endocrinologista Dra. Juliana Garcia explica que o brinde com moderação pode acontecer: “Para aqueles que desejam consumir bebida alcoólica, intercale a cada dose 1 copo de água. Cuidado com os drinks feitos com excesso de açúcar”, revela. Ela ainda complementa: “Tente dar um intervalo entre um dia de consumo de álcool e outro, invista em chás como hibisco e verde e os sucos digestivos, como os sucos verde para ajudar a desinchar e eliminar o álcool.”

– Nosso corpo funciona na equação de ingestão de calorias e sua queima, seja por atividades físicas ou metabólica basal. Então se você consumiu mais energia, faça mais caminhadas, dance, pedale, se movimente!  Assim tente compensar gastando o excesso.

– Vivemos num país tropical com ótimas opções de frutas frescas. Que tal dar uma chance a essa diversidade natural e trocar as sobremesas cheias de açúcar refinado e gordura por elas? Ponto extra para melancia e abacaxi, que podem acompanhar ervas salpicadas, como hortelã.

IMPORTANTE: Não sinta culpa: “Exagerou? Saiu da linha? Não se culpe, foca nos dias seguintes. Se você caprichou o ano todo, uma refeição não trará grandes problemas. Aproveite o momento em família”, conclui a endocrinologista Dra. Juliana Garcia, membro titular da Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia.

receita suco verde digestivo com abacaxi couve e hortelã

A especialista ainda passa uma receita de suco digestivo para ajudar nessa época:

SUCO DIGESTIVO:
2 rodelas de abacaxi
1 punhado de hortelã
2 lascas de gengibre
200ml de água de coco
1 folha de couve manteiga

Bata tudo no mix e aproveite!

– Está sem energia para preparar o suco digestivo na sequência das festas? Sem problemas! A nutricionista Glaucia Justo explica que comer salada de couve crua, alface e rúcula com tempero de limão, chia e pimenta também pode contribuir para a limpeza do organismo.

Para fechar nossa seleção de volta ao ritmo alimentar normal, uma receita leve, fácil e saborosa para sua sobremesa:

gelatina de melancia com hibisco

Gelatina de Hibisco com Melancia

Ingredientes:
500 ml de água
5 colheres (sopa) de hibisco seco (para chá)
2 fatias de melancia grande sem sementes
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 sachê de gelatina incolor
1 colher (sopa) de folhas de hortelã

Modo de preparo: Aqueça em uma panela a água até começar as primeiras bolhas, coloque o hibisco, abafe por 10 minutos e coe. Reserve o chá. Dissolva a gelatina incolor em água morna, conforme as instruções da embalagem. Depois, bata no liquidificador o chá de hibisco, a melancia, o açúcar e a gelatina incolor já dissolvida. Separe a mistura em tigela individuais, leve à geladeira até endurecer. Sirva decorado com folhas de hortelã ou uma calda de sua preferência.

Rendimento: 6 porções

A melancia tem excelentes níveis de vitamina A, B6 e C, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico e protegendo o organismo contra a ação dos radicais livres. Tem bons teores de potássio, mineral necessário para o equilíbrio da água dentro das células e controle da pressão arterial.

A receita foi cedida pela equipe do Kurotel, centro médico de longevidade e spa de Gramado, RS.

Foto: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img