quinta-feira, abril 18, 2024

Começar no Pilates + Exercícios com Bola

Por Nath Vieira

Quando o médico me recomendou Pilates – por conta de um probleminha de coluna – imaginei que seria como uma aula de alongamento, em que eu (mocinha agitada) ficaria entediada e não aguentaria mais que um mês praticando.

beneficios-do-pilates-e-como-comecar

Mas lutei contra meu preconceito e fui ver o que era a ‘tal’ aula de Pilates. E estou aqui, quase três anos depois, para contar um pouquinho mais para vocês desse meu novo vício!

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o Pilates não é tão “simples assim”.

Essa é uma técnica que mistura exercícios aeróbios, alongamento, exercícios funcionais, e tantas outras técnicas legais que não deixam a aula cair na monotonia.

O Pilates é um exercício completo: trabalha musculatura, elasticidade, respiração, consciência corporal e a postura. Ele é muito indicado para tratar diversas patologias, em especial as ortopédicas, pois ajuda no fortalecimento de regiões específicas (não deixe de consultar um médico para saber se é o seu caso, claro).

Os variados movimentos do Pilates exigem muita concentração, atenção com a respiração, com a postura e bastante dedicação ao movimento. Não é a pressa ou a força que traz o resultado, mas a boa e cuidadosa execução dos movimentos! Aliás, para os “bolados” de plantão vai um desafio: faça uma aula de Pilates e conte-me mais sobre suas dores do dia seguinte, quero ver achar que é exercício moleza!

Se for fazer uma aula experimental, uma dica interessante é buscar um estúdio.

O Pilates que costuma estar na grade de aulas das academias, normalmente, limita-se a exercícios no solo, não tendo os principais aparelhos e, muito menos, um professor dedicado a poucos alunos.

Essencial:
Faça corretamente a execução, mantenha o foco e a concentração em cada pequeno movimento que seu corpo faz e mantenha a respiração em ritmo. Duas vezes na semana, com aulas de 1 hora de duração, já são suficientes para trazer ótimos resultados para seu bem estar físico e mental.

E já que estamos falando de Pilates, o JornaldamodA recebeu alguns exercícios com bola, direto da fisioterapeuta Eliane Coutinho, fáceis de fazer no dia a dia:

Roll Up
Sentado com a coluna neutra, ombros a 90° e segurando a bola de 95 cm. Enrole a coluna, mobilizando vértebra por vértebra e projetando a bola para a frente com flexão de tronco e de quadril. Objetivo: Aumentar a mobilidade da coluna e fortalecer os abdominais.

exercicio-para-coluna-com-bola

Single Leg Stretch
Deitado com flexão de quadril, joelho e ombros. Coloque a bola entre as mãos. Alterne a flexão e extensão de quadril e flexão de tronco. Objetivo: fortalecimento de abdominais.

exercicio-bola-pilates-abdominal

Extension w/ tríceps press
Deitado sobre a bola, na altura do quadril, com ombros a 90° e extensão de joelhos. Realize a flexão de cotovelos e a extensão de quadril. Objetivo: fortalecimento de membros superiores e dos músculos extensores do quadril evidenciando tríceps braquial e glúteo máximo.

exercicio-braco-gluteos-na-bola-pilates

Fotos: Divulgação e Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img