quinta-feira, março 28, 2024

Charcoal Hair: cabelo cinza novamente em jogo

A tendência que bate e volta na cabeça das meninas que adoram ousar está mais uma vez em alta, agora com o nome de “charcoal hair”:

charcoal-hair
Charcoal Hair: o cabelo fica lindo, mas dá trabalho para manter

Charcoal – do inglês – significa carvão.

Só que o tal cabelo “charcoal” não é preto como o nome sugere, mas um cinza intenso que dá profundidade aos fios muito escuros.

Simplificando, é como se as luzes, que normalmente vemos em tons de loiro dourado, passassem por matização e perdessem o calor, o que dá um menor contraste nos fios das castanhas.

Se você está pensando em entrar nessa onda, já falo por experiência própria: é lindo, mas dá muito trabalho!

Essa técnica pede muita hidratação, reconstrução, banhos de cor a cada duas semanas – as vezes até semanal – e paciência para ver os fios muito mais rebeldes do que o normal. O motivo é simples: para ficar cinza, o cabelo precisa primeiro ficar loiro, então dá-lhe descolorante!

Para quem quer minimizar os danos, é possível fazer a transição em etapas, como sugere o especialista em cor Fabrice Parra, da Phyto Paris:

“Ir direto para o tom cinza vai depender mais da estrutura do fio de quem quer a cor do que propriamente da nuance. Precisa ver se a estrutura vai aguentar a mudança drástica, mas dá pra fazer de uma vez sim”, esclarece.

Conforme citado, para chegar até o cinza é necessário passar pelo loiro:

“Se descolorisse um pouco o cabelo da morena pra um castanho claro, a cor fantasia não iria pegar no cabelo. Então precisa descolorir bem, trazer o cabelo pro loiro claro para depois fazer a matização, chegando nessas nuances em cinza”, ressalta o especialista em cor e corte Ivan Fonseca, do Loft Hair Boutique.

Depois do meu parecer e dos especialistas, parece que estou falando para vocês não entrarem na onda do cabelo “charcoal”, mas não é isso!

Se você tem disciplina em cuidar dos fios e conhece um profissional sério para chegar ao tom, arrasa! Aliás, mesmo sendo adepta do “do it yourself”, não recomendo fazer esse tipo de tom em casa, pois é muito complicado.

Passei pouco tempo com ele, mas adorei (foto)! Foi o look mais lindo – e difícil – que já testei.

Confira produtos para ajudar a manter o cabelo descolorido com saúde:

produtos para cabelo descolorido - nutrir e hidratar

1 – Máscara Redken All Soft Heavy Cream: fórmula para fios secos, opacos e quebradiços para nutrir profundamente. Com gold carmelina, óleo de abacate, aminoácidos da seda e azeite de oliva.
2 – L’Óreal Professionnel Shampoo Vitamino Color A.Ox: para higienizar os cabelos sem alterar a cor e ainda prevenindo o desbotamento. Fórmula com filtro UV.
3 – Condicionador Vizcaya Blonde Action: com complexo de óleo de babaçu e manteiga de murumuru, extrato de girassol e camomila, fecha a cutícula e ajuda a manter os fios sedosos. Ótimo custo-benefício.
4 – Lowell Color Use Máscara Selante: com Goji berry, proteína de arroz e filtro solar, penetra profundamente na fibra capilar e minimiza a porosidade dos fios.
5 – Máscara Phytocitrus, Phyto Paris: ideal para cabelos fragilizados e sem vida, equilibrando o pH dos fios, reparando e nutrindo com extrato de Toranja e Manteiga de Karité.

Leia também:

Foto: acervo pessoal e divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img