quinta-feira, abril 18, 2024

Buscando a sakura no Japão

Em abril de 2015 eu começava uma jornada do outro lado do mundo atrás de uma árvore de tronco discreto e flores que mudam a rotina de um país inteiro.

Sim, a ideia era ver a floração da cerejeira, um acontecimento aguardado pelos japoneses e que movimenta o turismo do país.

sakura-2

O primeiro ponto de parada foi Tóquio, aliás, o único para ver com abundância essa flor, pois quando cheguei em Quioto, Osaka e Nara as cerejeiras já estavam quase peladinhas.

A primeira impressão era que essa expedição não daria muito certo, pois os dias estavam chuvosos por lá e isso faz com que as flores desapareçam. Mas o que percebi é que existe sim um período mais intenso, mas se você não conseguir visitar exatamente nessa época, que é a mais cara e lotada, também conseguirá ver algumas árvores cheias de flor por parques e praças.

Em Tóquio, por incrível que pareça, mesmo com a tal chuva que não queria passar, as árvores continuavam cheias de flores em três tons: branco, rosa bebê e pink intenso.

Os parques são os melhores locais para encontrar essas árvores, como o Ueno. Ele é um dos parques mais lindos de Tóquio e também cheio de atividades, como templos, barracas de comidas bem locais, como espetinho de polvo (não olhe feio, pois é muito gostoso) e um zoológico, que por acaso eu não gosto, pois acredito que bicho deve viver solto.

Eu diria que você deve tirar um dia da viagem para explorar esse local mágico!

viagem-cerejeira-japao
Você acha que só turista fica doido com as cerejeiras? Que nada! Os japoneses são completamente apaixonados por elas.

E também ande sem rumo por Tóquio, essa cidade tão segura, e se surpreenda com sakuras em locais que você nem imaginaria encontrar, pois elas estão por toda a parte e o legal é isso: olhar para o lado e se apaixonar por essa árvore linda!

sakura-em-toquio
Parque Shinjuku Gyoen, Tóquio

Curiosidade: nessa época da floração, tudo no país fica mais rosa. Por exemplo, milk-shake, bolos e sorvete têm sabor de cereja.

Maquiagens e roupas ganham coleções especiais com um toque de sakura e as lojas se enfeitam com flores de tecido. É uma fofura que só japonês sabe fazer.

Quer acompanhar online todas as informações de florada? Existe um site para isso.

Fotos: Paula Roschel.

Leia também

spot_imgspot_img