quinta-feira, março 28, 2024

Beleza e saúde durante o verão

Verão combina com praia, piscina, férias e descanso. Com isso, cabelos e pele ficam mais expostos aos raios solares, sal, suor e cloro, o que pode ocasionar alguns danos, como ressecamento, alteração de cor e irritações.

Mas claro que dá para ultrapassar esse período intenso sem prejudicar saúde e beleza. Conversamos com alguns especialistas para te ajudar nessa missão:

Cabelos

cuidado com os cabelos no verao - filtro solar, suor, água mineral

Para Renata Souza e Déia Dios, especialistas em tratamentos capilares naturais do Spa Dios, produtos com ativos especiais previnem quebra, ressecamento e perda de brilho dos cabelos: “Xampus à base de flor de laranjeira e condicionadores com mel possuem ingredientes que nutrem e dão o brilho que os fios ressecados precisam para ficarem nutridos e maleáveis”, diz Renata Souza.

Para as cacheadas, Déia Dios indica um truque simples, mas que vai manter os fios enrolados com vida: “Aposte em máscaras de nutrição toda vez que lavar os fios. Isso garante um cabelo mais macio e cachos controlados”, explica.

Óleos vegetais são incríveis para envolver os fios e manter a hidratação através de uma barreira amiga, porém as especialistas aconselham se afastar dessas opções quando estiver ao ar livre ou em calor intenso, já que isso faz com que o produto frite as mechas, aumentando o ressecamento.

Então na hora de praticar atividades físicas outdoor, escolha um primer capilar, ou outros produtos com potencial hidratante, que também vão ajudar a diminuir os danos causados pelo suor, que faz, por meio de um processo oxidativo, com que os fios envelheçam.

Para finalizar, despeje água doce sobre o cabelo após mar e atividade física intensa. Se for mineral, melhor ainda! Se tiver cabelo ressecado ou afro, aplique condicionador ou creme multifuncional hidratante mesmo nesse enxágue. Produtos com fator de proteção também são indicados.

Lábios

No inverno ou verão, os lábios, tão delicados, acabam sofrendo com temperaturas extremas.  “A pele dos lábios deve ser protegida para diminuir o ressecamento. O protetor labial pode prevenir o surgimento de lesões cancerígenas nessa região, por exposição solar inadequada, naqueles pacientes mais sensíveis.”, ressalta a dermatologista Karla Assed, membro da membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology – conhecida por atender famosas como Angélica, Deborah Secco, Xuxa e Claudia Leitte.

E fique atenta na hora da escolha, pois os balms são mais indicados do que batons quando o assunto é hidratação e proteção: “Incolores ou não, os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. Os melhores promovem fotoproteção também. O ideal é levar o produto sempre com você, para passar diversas vezes ao dia”, afirma a dermatologista Dra. Valéria Marcondes. “É importante ficar de olho no rótulo, pois estes produtos não devem conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.”

Pele

A cosmetóloga Dra. Joyce Rodrigues salienta a importância dos protetores na hora de deixar a pele livre de danos, mas lembra que os ideais são os que oferecem proteção completa, contra raios UVA e UVB, luz azul e visível, efeito anti-térmico e com potencial hidratante e leve, muitas vezes ajudando a minimizar poros e oleosidade.

Para as meninas com pele mais sensível, protetores físicos aparecem como uma tendência segura.

protetor-solar-fisico-pele-sensível-matificante-com-cor-skinceuticals-bioderma
Bioderma Photoderm Nude Touch FPS 50 – Protetor Solar com Cor 40ml – R$89,90 – www.belezanaweb.com.br / Protetor Solar Facial Skinceuticals Physical Matte UV Defense SPF50 30ml – R$122,54 – www.drogariasaopaulo.com.br

 

Ela também indica outros quatro passos para manter a pele do rosto linda, mesmo num verão intenso:

– Faça uma renovação celular quinzenalmente em todo o corpo, utilize dermocosmético com ação drenante​ e​ ​esfoliante

– Use antioxidantes antes da aplicação do filtro solar​. Produtos com vitamina C ou Vitamina E são excelentes.

– Mantenha a pele sempre hidratada, antes e pós-sol. Aposte em produtos com ativos que devolvam a integridade da pele e a mantenham hidratada.

– Não esqueça da ingesta de água. Além de trabalhar na eliminação de toxinas, mantém a pele hidratada.

Foto: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img