sexta-feira, março 29, 2024

Acne Adulta x Acne Cosmética: maquiagem pode dar espinha

Você já passou por aquela época complicada da adolescência em que a cada olhada no espelho uma nova espinha surgia? Ok, pode ser que você não tenha sofrido muito, mas também há casos de mulheres que encontram esse problema na fase adulta.

Ela pode ser realmente chamada de acne adulta ou a do tipo cosmética, além daquelas de variação hormonal periódica. Para esclarecer esse assunto, nada melhor do que conversar com uma especialista, então entrevistamos a dermatologista Mônica Aribi:

JornaldamodA – O que seria a acne cosmética?
Dra. Mônica Aribi – Esse tipo de acne é causada pelo cosmético que o paciente usa. É muito comum as pessoas utilizarem bases muito oleosas, ou então um primer que não é próprio para o tipo de pele e esses produtos acabam obstruindo os poros e causam a acne cosmética.

Jdm – É comum ouvir sobre o surgimento de espinhas quando você não retira a maquiagem corretamente. Mas e se você retira, é adulta e a espinha continua aparecendo? Além disso, fez todos os exames hormonais e está tudo certinho, mesmo assim pode ser por causa do uso de cosméticos?
Dra- Nesses casos o causador da acne pode ser o próprio demaquilante. É importante que as pessoas que possuem tendência à acne tirem a maquiagem com demaquilantes oil free ou versões em géis não oleosos.

JDM – Existe uma pausa ideal para a pele entre o uso de muitas maquiagens seguidas, ou apenas uma noite de sono sem make já é o suficiente?
Dra- Se você retira muito bem a maquiagem e após, realiza uma hidratação com produtos que agem por mais de três horas, apenas uma noite de sono é suficiente.

acne-cosmetica-acne-adulta-entrevista

JDM – Quais produtos causam mais acne cosmética?
Dra- Os produtos que mais causam acne são as bases de fundo muito oleoso ou muito espessas.

JDM – Como ter certeza se você realmente tirou bem o produto do rosto?
Dra- Depois de passar o demaquilante, é necessário lavar o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele e, após isso, você deve passar um tônico não agressivo. Se o algodão sair clarinho, sua pele está limpa. Se não, repita a lavagem.

JDM – É bom deixar a pele sem nada – até sem hidratante – por um tempo, para ela respirar?
Dra- Não, porque na verdade nossa pele não respira. Mas o que é importante é deixá-la sempre limpa e hidratada com ativos que façam bem – como a vitamina C. Com a pele limpa, os nutrientes são melhor absorvidos e conseguem agir de forma mais potente.

JDM – Qual a diferença entre a acne adulta e a acne cosmética?
Dra- A Acne adulta é considerada aquela acne que ocorre após os 21 anos e de forma crônica, sem nenhum fato que tenha desencadeado e geralmente dura mais de um ano quando não tratada. Já a acne cosmética só aparece quando o paciente usa os cosméticos inadequados para seu tipo de pele, e assim que o paciente para de utilizá-los, a acne cessa.

JDM – Quais medidas tomar quando você começa a sentir o surgimento de muitas espinhas na fase adulta?
Dra- A primeira coisa que o paciente deve fazer é procurar um dermatologista pra ele saber qual a causa dessa acne. Se isso não for possível, o paciente deve começar a usar um sabonete ideal para peles oleosas e usar protetor solar oil free ou em gel.

JDM – Muitas mulheres reclamam de acne na altura onde o cabelo começa, o que seria isso?
Dra- Isso ocorre quando o cabelo é oleoso e essa oleosidade acaba passando para a pele do paciente. A pele fica obstruída e consequentemente desenvolve a acne.

Foto: Pixabay.

Leia também

spot_imgspot_img