Feng shui facial para melhorar o corpo e a mente

Estive recentemente na clínica da esteticista Roseli Siqueira, muito conhecida no meio da beleza como sendo a profissional voltada para produtos e práticas naturais para se alcançar resultados no rosto e corpo, e me deparei com um tratamento de nome familiar, mas inusitado: o feng shui facial.

feng-shui-facial

Quando pensamos em feng shui podemos imaginar a prática de organizar móveis da casa harmoniosamente, com objetivo de melhorar a qualidade de vida. Isso ficou muito popular aqui no Brasil na década de 90, porém, como todo boom, foi esfriando.

Roseli agora retoma o foco da prática milenar, mas usando o termo chinês cuja tradução livre é vento e água, estabelecendo uma relação yin/yang para harmonizar as forças positivas e realocar as negativas de forma equilibrada com o baguá  posicionado no rosto da cliente.

O baguá é uma espécie de mapa octogonal com um trigrama situado de cada lado representando a delimitação de energia tanto em pessoas quanto em ambientes, ou seja, com a mesma carinha daqueles usados muitas vezes em forma de espelho em casas que seguem o feng shui.

bagua

Ao me deitar na maca, recebi uma massagem deliciosa e a pressão nas áreas do rosto relacionadas ao baguá, num protocolo extremamente relaxante e revigorante.

Após a sessão, conversei um pouco com a especialista sobre a técnica e descobri alguns pontos que você pode estimular em casa, para melhorar alguns aspectos do corpo e da vida:

  • Na testa: ponto para limpar os maus pensamentos e abrir a mente através de uma massagem vigorosa da altura das sobrancelhas até a raiz dos cabelos. Fazer três vezes, três segundos para cada movimento tanto na testa quanto nas outras áreas do rosto.
  • Na pálpebra superior: quando você faz uma leve pressão sobre ela você dá ânimo para o corpo, liberando energia.
  • Na maçã do rosto é onde está pontos do estômago. Se você comeu algo que não lhe caiu bem, faça essa massagem na área para se sentir mais aliviada.
  • Quando você pressiona a pontinha do nariz estimulará o corpo a mandar sangue para o seu coração, para melhorar a oxigenação.
  • O queixo é o ponto da velhice. Então estimulá-lo é tipo um anti-aging. Ele melhora também a circulação.
  • Para retenção de líquidos, comece deslizando as mãos pelos olhos, passe pelas têmporas, lateral do rosto e pescoço, tudo de forma suave e sem precisar bombear (o que geralmente acontece quando fazemos drenagem linfática).

Você pode fazer isso diariamente, como um carinho com o próprio rosto, ajudando também a ter mais consciência sobre o corpo.

Muitas vezes pensamos na massagem para o outro, mas e o seu cuidado com quem é mais importante na sua vida, no caso você? Fica também a reflexão.

Foto: Pixabay.