Medicina x Dr. Google

Os meios de comunicação, atualmente, fazem um papel fundamental na decisão de pacientes em busca de tratamentos estéticos. Mas se existe o lado bom da informação, também é necessário saber qual delas tem de fato credibilidade.

E como queremos falar de temas que já se tornaram polêmicas na web, como a criolipólise, que é o congelamento da gordura, efeitos colaterais do preenchimento de ácido hialurônico e eliminação da celulite, resolvi entrevistar o cirurgião plástico Dr. Rodrigo Fuzaro, pois nessa hora nada melhor que um especialista:

JornaldamodA: Quando um tratamento estético aparece na mídia existem dois tipos de reação: os que amam e os que odeiam. Como você acha que uma paciente pode reagir nesse caso, já que as redes sociais e sites contam com muitas opiniões?
Dr. Rodrigo Fuzaro: Com o aparecimento das mídias digitais, o comportamento das pessoas mudou bastante. Hoje, tendem a seguir experiências de outras pessoas na busca das mais variadas situações e os tratamentos estéticos é uma delas. Assim, ficam vinculadas a opiniões de pessoas formadoras de opinião que nem sempre sabem de fato se algo é para ser amado ou odiado. Um produto que deve ser odiado por exemplo é o PMMA e isso já é sabido há muito tempo, porém por um determinado momento foi a alternativa buscada por muitas mulheres que desejavam aumentar o bumbum. Posto isso, a informação deve ser buscada com o profissional de confiança e apto para o procedimento em questão. Mídia digital veio para ficar mas é preciso ter cuidado pois nem sempre tudo é legal e a opinião é formada com a experiência particular de cada um. O mesmo vale para o Dr. Google!

polemicas-procedimentos-esteticos-na-internet

A criolipólise tinha virado uma alternativa “mais segura e menos invasiva” à lipoaspiração, mas então apareceram problemas como necrose do tecido e queimaduras. O que você pode dizer sobre esses riscos? É um procedimento seguro?
A melhor resposta para evitar esses risco é a escolha correta do aparelho. O CoolSculpting, o primeiro aparelho de criolipólise que surgiu a partir de estudos que se iniciaram na Universidade de Harvard, é o único que tem risco ZERO de queimadura. Já foram feitas 2 milhões de sessões no mundo e nunca teve nenhum caso relatado. Isso porque tem uma tecnologia patenteada inclusive que confere proteção à pele. Dessa forma, em relação a criolipólise, eu digo que é segura se for feita com CoolSculpting e claro numa clínica médica.

Agora o caso mais recente envolveu a aplicação de ácido hialurônico (morte de uma modelo após, supostamente, fazer esse procedimento para retirar o bigode chinês). Quais são os riscos?
O caso em questão envolveu a aplicação de outras substâncias em tratamento conjunto. O preenchedor de ácido hialurônico é semelhante a substância encontrada em nosso organismo por isso é um tratamento bastante seguro. Depois da toxina botulínica é o produto mais utilizado em procedimentos estéticos. Os principais riscos são: Edema (inchaço local) e Hematoma.

Mais uma grande polêmica entre quem segue as informações sobre estética é a falta de resultados a médio prazo para celulite. Muitos dizem que fazer esse tipo de tratamento corporal é como “enxugar gelo”. O que você diria sobre esse caso?
A celulite está relacionada a várias causas tais como: genética, hormonal (uso de anticoncepcional), má alimentação, falta de ingesta hídrica, falta de exercícios físicos, entre outras. Assim quando um problema está relacionado a várias causas fica mais difícil controlá-lo e tratá-lo. Além disso, temos uma escala dos graus de celulite com tratamento diferenciado para cada uma delas. Em muitos casos também é necessário utilizar mais de um tratamento para conseguir o resultado almejado. Hoje indico para graus mais leves e moderados o LPG CelluM6 com ou sem a associação de ácido poliláctico injetável e em graus mais avançados (quando há retração da pele) a subcisão. Junto com o tratamento, é necessário mudança de hábitos da paciente.

Como procurar um médico confiável para fazer um procedimento estético?
A primeira atitude a ser feita antes de realizar um procedimento estético relacionado a Cirurgia Plástica é verificar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) se o médico, vindo de indicação ou não, é de fato um cirurgião plástico. Se vier por indicação, melhor ainda. Não acreditem em sites próprios ou mídias sociais referentes ao médico em questão. A fonte mais fidedigna está no site da SBCP.

E existe alguma precaução que a paciente deve tomar sobre o uso de máquinas e lasers – procurar registro da ANVISA, por exemplo?
Acredito que seja um dado a mais para confiar no tratamento a que será submetida dada a grande gama de aparelhos que surge a cada dia. No entanto, o mais importante é estar numa clínica séria e confiar em seu médico.

Foto: Pixabay.