Ferramenta blogger: Testando o novo Moto G

Recebi apenas para testes (não é publi, galera!) a terceira geração do celular Moto G, da Motorola, pois um smartphone é uma ferramenta de trabalho para blogueiras/jornalistas por alguns motivos:
– postar conteúdo em redes sociais,
– organizar posts,
– entrar no administrador do site,
– responder e-mails
– filmar e tirar fotos

A ideia aqui era ver se o Moto G 3 se sairia bem especificamente com o aplicativo Snapchat, que é bem pesado e já não responde tão legal em celulares mais antigos (infelizmente, antigo é de 2 anos pra cá. Tenho um Samsung Galaxy S3 e o pobrezinho parece uma carroça com o Snap, mesmo com memória otimizada e celular sempre limpo e atualizado).

Talvez eu troque de celular, mas enquanto o meu desempenha um papel ok eu uso, não fico a doida de mudar de modelo toda hora (raízes do consumo consciente).

Mas voltando ao teste, instalei vários aplicativos para ver se tudo corria bem, já que apenas instalar o Snapchat e Instagram não seria problema em um celular sem outros aplicativos pesados, como o Waze.

Ele funcionou maravilhosamente bem, sem travar e com uma bateria bem resistente.

Aliás, por falar em resistência, ele pode ficar debaixo d’água por 30 minutos e até um metro (não é para mergulhar com o gadget!) e conta com um lembrete na tela de verificação da tampa traseira, para falar que o encaixe da capinha precisa melhorar, senão ele não protege o hardware dos líquidos. Tem também a parte que ele troca de capinha, mas isso em si não influencia na vida de um blogger, então só achei legal, mas não essencial.

Sobre a câmera: A traseira tem 13 megapixels e flash duplo. A frontal é de cinco megapixels e ângulo de 72 graus. Dá para fazer ajuste de foco, para imagens mais próximas (caso de produtos ou swatches). Só achei que a qualidade das imagens poderia ficar melhor em ambientes com uma luz não tão boa, o que é recorrente no nosso dia a dia.

Vamos aos comparativos? Usei meu velhinho de guerra (Samsung SIII) como base e fiz as mesmas imagens, na mesma luz e horário, para comparar uma câmera do outro. Lembrando que a câmera frontal do SIII é de 1.9 MP e a traseira 8 MP.

Câmera traseira Moto G3 comparando com a do Samsung Galaxy S3

Câmera Traseira

Câmera frontal Moto G3 teste com Samsung Galaxy S3

Câmera frontal

Zoom Moto G3 comparando com Samsung Galaxy S3

Zoom total de ambas as câmeras

Veredicto: Ele é o smartphone lançamento com o valor mais atrativo, por uma média de R$850 com 16 GB de memória e desempenha bem suas funções. Não decepcionou nas imagens, apenas no foco automático do vídeo, e rodou muito bem o Instagram e Snapchat. Aprovado!

Fotos: Paula Roschel.