Verdades sobre o emagrecimento: glúten, batata doce, tapioca e dieta proteica

Você comeu tudo que desejava no Natal e Ano Novo e agora está se sentindo meio pesada, com vontade de emagrecer alguns quilinhos?

Começo do ano é sempre um bom momento para isso, então para te dar uma mãozinha que nós, do JornaldamodA, conversamos com a nutricionista Vanderli Marchiori.

Saiba agora se fazer a dieta da proteína dá certo, se o glúten faz mesmo mal, se a tapioca é uma boa opção de troca ao tradicional pão francês ou qual é a opinião da especialista sobre a dieta maromba com frango e batata doce. Você vai se surpreender.

dieta
Paula Roschel: O que você acha dessas dietas que cortam um grupo inteiro de alimento, como a da proteína?
Vanderli Marchiori: O que mais vemos hoje em dia são dietas que cortam os carboidratos, mas todos os estudos comparativos mostram que elas são eficazes em um curto período de tempo, mas ineficazes em médio e longo prazo, pois você ganha novamente o peso perdido e, em média, mais 10 por cento.
Além disso, os riscos de danos aumentam com o passar do tempo que você faz a conduta, por exemplo, se você corta carboidrato por um longo período, você pode ter uma sobrecarga renal e aumento de colesterol ruim, além de uma alteração das enzimas hepáticas.
Tirando o péssimo cheiro que a pessoa fica quando entra em Cetose.

P: Muitos falam que as frutas também são vilãs da dieta por causa da frutose (açúcar presente nelas). Qual a sua opinião sobre isso?
V: Todas as nossas células precisam de glicose, de energia, e a frutose vai virar glicose em algum momento. Se isso não fosse importante nossa dieta não seria baseada em 45 – 60 por cento de carboidratos.Isso é básico.

P: E qual a melhor dieta?
V: Comprovadamente a dieta do mediterrâneo é a melhor para o gerenciamento de peso e é uma dieta baseada no trigo integral, que contém glúten.

P: Pois é, e o glúten que virou esse vilão da atualidade quando falamos de perda de peso?
V: Muitos que cortam o glúten nem sabem de fato o que ele é. Ele só faz mal para celíacos ou alérgicos ao glúten e ponto! Então você deve ir a um especialista para saber de fato se você pode ou não consumir.

P: O carboidrato refinado, como pão ou macarrão branco, é considerado vilão por muitos. E aí vamos consumir o integral, que também contém farinha branca no preparo. O que isso significa?
V: Vai ter a farinha branca na composição sim. É para dar uma qualidade extra e deixar mais macio. O que devemos avaliar é que se você comer um pão sozinho até poderia imaginar que ele é um vilão – o que não é na verdade, mas como você nunca come o pão sozinho, sempre colocando um laticínio, uma manteiga, você está nesse momento equilibrando a carga glicêmica dessa farinha branca. O que não dá é pra comer oito fatias de pão, porque nem o integral ajudaria nesse caso.

P: Se você troca o refinado pelo integral então já é alguma coisa?
Sem dúvida! O alimento integral sempre vai trazer vantagens, pois dá um maior número de micronutrientes .

P: E essa dieta baseada em frango e a batata doce, tão amada pelos marombados?
V: Essa é uma dieta muito triste, pois a pessoa não pode ser feliz comendo só frango e batata doce. Comer é um ato que tem que dar prazer.
A batata doce é um excelente alimento, assim como o frango, mas não dá pra basear uma dieta apenas nisso.

P: E tapioca, tão usada por muitos para substituir o pão na hora da dieta?
V: Eles têm que saber que a tapioca tem um alto índice glicêmico. As pessoas que deixam de comer o pão pra consumir a tapioca para emagrecer estão mal informados. A tapioca é um excelente alimento, regional e delicioso, mas ela é como um pão branco.

P: Qual é a sua dica para quem quer emagrecer de forma saudável?
V: Coma duas vezes por dia o farelo de aveia com alguma fruta, por exemplo, com banana. Coma também um ovo pela manhã pois você terá mais saciedade ao longo de um dia inteiro.

Exemplo de café da manhã:
1 xícara de chá sem açúcar
1 banana com farelo de aveia
1 ovo cozido, mexido ou frito com um fio de azeite

Foto: Pixabay.

Assine o JornaldamodA e receba gratuitamente nossas novidades: