Dando um baile na ressaca

Já estamos chegando na época de festas de final do ano como confraternização da empresa, formaturas, celebração do Natal e Ano Novo. Com tanta comemoração, muitos drinks acabam sendo apreciados e, muitas vezes, exageramos na dose e acabamos acordando na manhã seguinte com aquela dor de cabeça típica da ressaca. Mas como tentar evitar esse desconforto? Geralmente pensamos em coisas pra fazer depois da bebedeira, mas o segredo pode estar no antes e no durante.

Em primeiro lugar, coma bem antes de “enfiar o pé na jaca”. Isso parece óbvio, mas comer bem não significa quantidade e sim qualidade na alimentação. Carboidratos mais ricos, como o arroz e macarrão integral são ótimas opções. Aqui no Brasil ainda não é tão popular comer aspargo, mas esse vegetal contém aminoácidos e minerais que ajudam a diminuir náusea e dor de cabeça.

ressaca

Outros pontos para lembrar na festa, embasados por pesquisas científicas exploradas pelo site Greatist:

  • Drinks escuros, como uísque e vinho tinto, contém substâncias que te deixam com mais ressaca.

  • O álcool do espumante sobe mais rápido pelo simples fato do drink conter bolhas.

  • Mingau de aveia pode ser uma ótima opção de café da manhã no dia seguinte, pois é rico em vitamina B, cálcio, magnésio e ferro. Além disso, a aveia neutraliza os ácidos do corpo e aumentam  o nível de açúcar no sangue dando energia instantaneamente.

  • Refrigerante sabor limão, tipo Soda ou Sprite, se tomado na sequência de drinks alcoólicos, no final da noite, antes de ir pra casa, diminui os péssimos sintomas da ressaca, de acordo com um estudo chinês.

  • Não tome remédio para dor de cabeça ao deitar ou na manhã seguinte. Ele só sobrecarregará o fígado e não vai te fazer ficar melhor.

Foto: Pixabay.