Seja normalzinha

Grey

Vocês já ouviram falar do estilo normcore? Já pensaram que cada dia que passa mais pessoas trocam um closet cheio de roupas por poucas peças selecionadas? O que está acontecendo com o mercado de moda e nossa cabeça? Será que vamos aprender a consumir qualidade e não quantidade, ou apenas consumir o necessário?

Para falar um pouco sobre esses temas conversei com as meninas da Stories Collective, plataforma online de moda que conta belas histórias com imagens inspiradoras.

Paula Roschel – O Stories Collective será um projeto semestral?
Stories Collective – Na realidade as edições são bimestrais e dedicadas a um tema, porém fazemos updates semanais de editoriais novos. A nossa primeira edição aborda o tema da simplicidade.
P – Qual o motivo principal de abordar a simplicidade?
S – Acreditamos que traduz bem nossa estética e valores. A nossa inspiração vem do ‘scandinavian design’, movimento que surgiu nos anos 50 e é caracterizado pela simplicidade, minimalismo e funcionalidade. Sentimos que esta tendência do simples que é chic vai além da moda e está presente na arquitetura, design de interiores e em um novo jeito de pensar.
SM V2.1
P – O minimalismo realmente está com muita força ultimamente, pra vocês, qual o grande motivo? Será que as pessoas se cansaram do excesso e da ostentação?
S – Percebemos que muitas pessoas ao redor do mundo estão passando por um processo de conscientização e almejam uma vida mais simples e sustentável.
Esta atitude se reflete na moda, onde houve uma mudança no que significa ser chic. A qualidade passa a ser mais importante que a quantidade, as modelagens clássicas e formas limpas ganham força por serem atemporais, é o luxo minimalista do menos que é mais.
P – Você acha que a estética normcore tem relação com isso?
S – A estética normcore, que é o gosto pelo simples e casual, tem uma forte ligação com o minimalismo e a simplicidade. As pessoas que apostam no estilo querem parecer casuais e usar roupas despretensiosas, o básico é o legal.
Acreditamos que esta tendência é uma releitura do minimalismo.

Fotos: Divulgação.